Viva o Grêmio

Grêmio comemora 116 anos vislumbrando um Futuro de Glórias

Jantar realizado na Casa NTX reuniu mais de 700 gremistas em noite memorável

19 SET 2019 23:00 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Revisitando cada momento da construção de sua rica história e se permitindo olhar adiante, projetando um Futuro de Glórias, o Grêmio comemorou seus 116 anos na noite desta quinta-feira, em um grande e emocionante Jantar Comemorativo realizado na Casa NTX, para um público de mais de 700 gremistas. Com a presença de ídolos do passado e do presente, direção e autoridades, o Tricolor projetou os próximos anos embalado pela convicção de que os alicerces construídos por seus personagens reservam capítulos infindáveis de êxtase.

Capitães das grandes conquistas dos últimos anos e eternizados na Calçada da Fama do Tricolor em 2017 e 2019, respectivamente, Maicon e Pedro Geromel prestigiaram a festa ao lado de dois outros ídolos do já histórico time comandado por Renato Portaluppi, os zagueiros Kannemann e Marcelo Oliveira. Os quatro atletas estiveram acompanhados dos capitães dos times de Transição, Matheus Frizzo, Sub-20, Natã e Sub-19, João Guilherme e dos técnicos do Transição, Thiago Gomes e Sub-20, Cesar Lopes. Um encontro das glórias atuais com os nomes que representarão o Grêmio nas alegrias que tomam forma no horizonte. 

Responsáveis por recolocar o Grêmio na primeira divisão do Campeonato Brasileiro Feminino, as Gurias Gremistas não ficaram de fora. A técnica Patrícia Gusmão e a atacante e capitã Karina Balestra representaram o time feminino, acompanhadas pelo Diretor do Departamento de Futebol Feminino, o ídolo Yura.

O protocolo teve início às 21 horas e 10 minutos, com a reprodução de um vídeo em homenagem aos 116 anos do Clube oferecido pelo conselheiro Nelson Sirotsky e apresentado inicialmente na Sessão Solene do Conselho Deliberativo, em homenagem ao Clube, na última terça, 17. A homenagem reviveu as principais glórias do Tricolor, até a conquista do tricampeonato da Libertadores. Os comunicadores Mister Pi e Porã Bernardes, oradores do Jantar Comemorativo, foram responsáveis pela apresentação das autoridades presentes e dos apoiadores do evento, e também puxaram os aplausos para os atletas presentes no festejo. Finalizado o protocolo inicial, os torcedores assistiram ao vídeo oficial do Tricolor. Com o tema Futuro de Glórias, a produção arrancou aplausos e arrepios.

Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, a desembargadora Marilene Bonzanini foi a primeira autoridade a fazer uso da palavra. Ela foi seguida pela desembargadora federal Vânia Cunha Matos, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região e o vice-presidente do Sport Club Internacional, Humberto César Busnello. O representante do rival leu os cumprimentos escritos em uma placa entregue em mãos para o presidente Romildo Bolzan e assinada pelo presidente Marcelo Medeiros. Cortês, Humberto Busnello afirmou “que o legado que o senhor vai deixar ao esporte mundial é o legado que todos gostaríamos de deixar. Competência, trabalho e ética, transparência e respeito a todos”. Em uma atitude de espírito desportivo, Busnello foi aplaudido por todos os presentes.

Presidente do Conselho Deliberativo do Clube, Carlos Biedermann saudou todos os presentes e proferiu um discurso expressando o orgulho e a paixão de carregar o Grêmio no coração. O presidente do colegiado do Clube recordou suas primeiras experiências como torcedor, comemorou os resultados atuais e exaltou o grande futuro que está sendo construído por todos que participam do dia a dia do Clube. Na sequência, cumprimentaram o Grêmio o secretário de esporte e lazer do Rio Grande do Sul, João Derly, que representou o governador Eduardo Leite e o prefeito Nelson Marchezan Jr.

Representando o Conselho de Administração, o presidente Romildo Bolzan subiu ao palco às 21h55, acompanhado de sua esposa, aplaudido de pé pelos presentes. Antes de iniciar seu discurso, recebeu uma placa do presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Noveletto, que também entregou um buquê de flores à esposa do presidente, Vera Bolzan. Quando o relógio marcava 22 horas, Romildo Bolzan deu boa noite a todos os presentes, saudou as autoridades no local e fez um emocionado discurso.

“Nós jamais poderíamos ser um clube meramente de futebol. Oito milhões de pessoas, estatisticamente, 22% desses absolutamente fanáticos. Estão envolvidos em todos os sentidos do que o Grêmio faz. E são repassadores do Grêmio mais raíz, mais puro, do sentimento mais puro. E nós nos relacionamentos com as instituições jurídicas e cumprimos um papel extremamente importante. Um clube de futebol pode operar, se relacionar, se motivar de várias maneiras. Mas não se faz futebol sem atletas. Geromel, Maicon, Kannemann e Marcelo Oliveira são responsáveis pelo patamar futebolístico que o Grêmio chegou hoje. Eles inspiram e impulsionam o nosso plantel. Muito obrigado por tudo que vocês fazem pelo Grêmio. Vocês são os responsáveis pela nossa emoção, pelas nossas tristezas, pelo nosso estado de espírito, mas acima de tudo são homens. Sabem ganhar e perder. E jamais vi um grupo representar tão bem o Grêmio como vocês. Em seus tempos, Yura, Baidek e China, todos campeões, responsáveis pelo nosso sucesso e frustrações, vocês reproduziram a grandeza do Clube e fizeram o Grêmio chegar ao dia de hoje. Muito obrigado Yura, Baidek e China”, afirmou o presidente, puxando os aplausos aos atletas e ex-atletas presentes.

Segurando as lágrimas, Romildo Bolzan prosseguiu seu discurso afirmando que “não existe orgulho maior do que ser gremista. O que me importa é ver o Grêmio ser capaz de resolver os seus problemas. Não há pessoalidade nenhuma nisso. O Grêmio opera um ambiente extremamente coletivo. Não há convivência que se faça solidária, que não seja a convivência que temos no Grêmio. Está engasgada a nossa desclassificação na Copa do Brasil. Confesso que isso nos doeu bastante. O Geromel e o Maicon, e acho que o Marcelo estava junto quando colocávamos a ânsia de vencer um campeonato, o Geromel achava que transferíamos a responsabilidade aos jogadores. Não é isso. Em vocês nós confiamos. Sempre. Assim como confiamos o momento de tantas alegrias e campeonatos que nos deram. Mas, o mais importante é que vocês conseguem despertar na gente o sentimento de que isso é possível. Ninguém tem a responsabilidade da conquista, nossa única obrigação é redobrar a atenção. Mas a gente confia nisso, naquilo que significa nossa capacidade de reerguimento, indignação. Quero dizer que o que nos reserva nesse futuro de glórias, na expectativa de mais cem anos, é que nós podemos sonhar, sim, que o que está por vir será muito melhor. O Grêmio fará todo o possível. Trabalhará muito com seus jogadores, e nós vamos fazer vitórias de uma maneira importante. Viva o Grêmio. Viva a nossa imortalidade. Viva o nosso orgulho de ser gremista. E viva o futuro de glórias. Viva o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense”, finalizou o presidente, fazendo com que mais de 700 pessoas se levantassem para expressar o orgulho de ser gremista.

O grande momento da noite foi quando, ao som de um acordeom e um saxofone, todos cantaram o hino do Grêmio e entoaram o Parabéns a Você. Por um breve período a Casa NTX transformou-se na Arena, com todos gritando “Grêmio, Grêmio, Grêmio”. O presidente Romildo Bolzan cantou o "parabéns" ao lado do presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Biedermann, do vice-presidente Alexandre Bugin e dos vice-presidentes do Conselho de Administração Adalberto Preis, Cláudio Oderich, Duda Kroeff, Marcos Herrmann, Paulo Luz e Sergei Costa, acompanhados de suas esposas. Logo depois os atletas e ex-atletas se juntaram à direção do Clube para a realização da foto oficial do Jantar Comemorativo, ao lado do bolo de 116 anos. Com o agradecimento e o convite para a janta, foi encerrado o cerimonial com o convite para a janta.

O Jantar Comemorativo aos 116 anos do Grêmio teve apoio de 4all, Arroz Prato Fino, Água Sarandi, Brahma, Casa Valduga, Claro, Laghetto, Premiere, Umbro e Unimed.

Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Banquete de Aniversário Grêmio 116 anos