Troca de conhecimento

Grêmio e Prefeitura de Eldorado promovem ação no CFT Presidente Hélio Dourado

Encontro contou com a presença de crianças da rede municipal de ensino em treinos recreativos

27 SET 2018 18:39 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Na tarde desta quinta-feira, representantes da Prefeitura Municipal de Eldorado do Sul, assim como membros da Secretaria de Educação, estiveram presentes no Centro de Formação e Treinamento Presidente Hélio Dourado para celebrar o início de trabalhos em conjunto na estrutura do local.

Com a presença do presidente Romildo Bolzan, do assessor da presidência Gustavo Schmitz, do coordenador geral das categorias de base, Francesco Barletta, alem de membros da diretoria e funcionários, o Tricolor recebeu em sua casa o prefeito Ernani Gonçalves, o presidente da câmara de vereadores Gelson Nunes, e outros membros da administração pública local, após intermédio do diretor consular adjunto Clovis Bolzoni.

Enquanto as autoridades subiam o pavilhão Aírton Ferreira da Silva até os cabines de imprensa, 25 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Getúlio Vargas e 22 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental La Hire Guerra faziam pela primeira vez um treinamento recreativo no campo principal, sendo orientados por técnicos das categorias de base do Grêmio. O objetivo é de proporcionar a estas crianças que enfrentam situações de vulnerabilidade social uma atividade lúdica com a prática do futebol, alem da interação com outras crianças por meio do esporte. A atividade deverá ser executada semanalmente, a partir de hoje. Em contrapartida, a Secretaria de Educação vai fornecer professores pontualmente para ministrarem aulas de reforço aos atletas da base na Residência Esportiva.

"O esporte e a prática de atividades lúdicas socializa, educa e desperta diversas habilidades. Além de desenvolver e incentivar o trabalho em equipe, aprendendo a respeitar e ter disciplina, e também aumenta a auto-estima da criançada. Enfim, projetos como estes podem agregar, no aumento do rendimento escolar e no reflexo positivo do comportamento na escola, juntamente com a família, inserindo valores considerados socialmente positivos", disse a Pedagoga da base gremista Gheisa Neves.

Em seguida as autoridades ingressaram no gramado e o prefeito Ernani recebeu das mãos do presidente Romildo Bolzan uma camisa tricolor. Depois disso, todos se reuniram no prédio administrativo do CFT para tomar conhecimento de forma mais aprofundada sobre o Projeto Base, que visa qualificar a estrutura local por meio de recursos da Lei do Incentivo ao Esporte.

"Tivemos hoje o início do intercâmbio entre as categorias de base do Grêmio e alunos das escolas municipais de Eldorado do Sul. Tambem estreitamos as relações com a Prefeitura Municipal e seus representantes, afinal a cidade de Eldorado do Sul é a nossa casa, onde formamos nossos futuros talentos. Este projeto de integração de jovens da comunidade carente é um ato de reprocidade do Grêmio em relação à parceria e acolhimento que a cidade tem feito ao Clube nos últimos anos, em especial sobre as vagas na rede pública de ensino aos nossos atletas residentes. Então é uma forma de retribuirmos esse relacionamento, proporcionando uma atividade a estas crianças na prática do esporte", comentou Gustavo Schmitz.

Ao término do treinamento, as diretoras das escolas convidadas, Rosângela Guimaraes Debom e Luciene Lentino, além das crianças receberam camisas de treino do Tricolor, como forma de marcar a sua participação no primeiro de muitos outros encontros a serem realizados, aproveitando toda a estrutura do local onde os futuros atletas gremistas fazem a sua formação.

Fotos: Rodrigo Fatturi/Grêmio.

 

Ação Grêmio e Prefeitura de Eldorado do Sul