A estátua de Renato

Renato Portaluppi é convidado a conferir a construção da estátua em sua homenagem

Monumento tem inauguração prevista até o final do ano

30 AGO 2018 10:59 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Os braços abertos como se quisessem abraçar cada gremista e a felicidade estampada no rosto do nosso eterno camisa 7, ao entrar para a história do Grêmio por conta dos dois gols que deram o título Mundial ao Tricolor, tiveram seus contornos “atualizados” sob o olhar atento do comandante da casamata gremista. Na última sexta-feira, 10, cada gesto deste momento que se mantém vivo na memória do torcedor, foi conferido pessoalmente  por  Renato em visita ao atelier onde está sendo levantada a escultura de dois metros de altura. 

Os artistas Theo Felizzola, Iouri Petrov e Jamil Fraga, responsáveis pela obra, trabalham diariamente para retratar o momento histórico da forma mais fiel possível. Para isso, contam com o auxílio do próprio treinador, que acompanha o andamento da escultura por meio de fotos, vídeos e visitas inloco onde está sendo produzida a estátua. Um comitê interno também foi destacado para que nenhum detalhe na construção da estátua passe desapercebido, desde o  cuidado com as feições, o cabelo, a camisa, o calção e as chuteiras. 

A estátua está em fase de conclusão da pose. Este processo é feito em argila e outros materiais maleáveis, para que se possa efetuar eventuais alterações necessárias, como angulação dos braços e pernas, por exemplo. A partir da aprovação do treinador gremista, será iniciado a segunda fase, que contempla os moldes em cerâmica. A partir daí, inicia o processo de fundição da estátua em bronze, que será ainda posicionada em um pedestal de um metro de altura. 

Com inauguração prevista até o final do ano, o monumento será fixado na Calçada da Fama, em frente ao Museu do Grêmio.

Abaixo, assista o vídeo excluivo da visita do comandante tricolor ao atelier.

Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA