Especial

Capítulo 4: Gre-Nais para a memória

Grêmio mostra força e arrasa primeiros clássicos do ano

17 JUN 2018 12:00 | Atualizado em 15 JUN 2018 16:30 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

No caminho até o título gaúcho o Grêmio enfrentou três vezes o Internacional. E em duas delas foi superlativo. Venceu dentro e fora de casa. Nos primeiros Gre-Nais de 2018 o Grêmio de Renato deu show e repetiu o time tricampeão da América poucos meses antes. Neste quarto capítulo vamos lembrar dos clássicos que levaram o Tricolor à glória.

Gre-Nais para a memória

Uma semana, cinco gols marcados e apenas um sofrido. Uma semana, duas vitórias massacrantes em Gre-Nais, no Beira-Rio e na Arena. Uma semana que reafirmou a candidatura do Grêmio ao título gaúcho, e mostrou ao Brasil que a equipe tricampeã da América entrava 2018 pronta para mais.

Sem ter disputado qualquer clássico pela Série A em 2017, o Grêmio aguardou ansiosamente pelo encontro com seu maior rival. O primeiro, como vimos no capítulo anterior, deu ao Tricolor a classificação às quartas de final do Gauchão após vitória pro 2 a 1 dentro do Beira-Rio. No dia 11 de março, pelo clássico 413, Luan marcou duas vezes e colocou o Grêmio na fase seguinte.

Classificado na sexta colocação, o Grêmio viu a tabela apontar mais dois clássicos, uma vez que a vitória sobre o Inter derrubou o rival para o terceiro lugar. O primeiro, de número 414 na história, foi marcado para uma semana depois, 18 de março, na Arena. E mantendo um ritmo arrasador, o time de Renato Portaluppi não deu nenhuma chance para eles.

O Gre-Nal 414 pode ser considerado uma das melhores atuações do Grêmio na temporada. Na tarde quente do final do verão porto-alegrense, 44 mil 777 torcedores compareceram à Arena para assistir o primeiro show do estádio no ano. Conduzido pelo capitão Maicon e pelo Rei da América Luan, o Tricolor até demorou a abrir ao placar. Mas quando o fez, foi do jeito mais bonito: com linha de passes dentro da área vermelha para o gol de Everton.

No segundo tempo, foi a vez do descarregado Jael – que marcara seu primeiro gol pelo Clube contra o Novo Hamburgo – ampliar o placar. Em cobrança de falta da intermediária, o centroavante carregou a perna direita e não deu chance a Marcelo Lomba. 2 a 0. Pouco antes, Renato havia substituído Maicon por Arthur.

A entrada do volante renderia uma história particular, pois na noite em que o Grêmio foi coroado tricampeão da América, Arthur deixou o estádio de Lanús com lesão no ligamento do tornozelo. Foram praticamente 100 dias entre recuperação da cirurgia, fisioterapia e trabalhos físicos e técnicos. Enquanto Arthur esteve lesionado o Grêmio disputou um Mundial de Clubes e ganhou a Recopa Sul-Americana. Duas semanas antes, contra o São Paulo de Rio Grande, o jogador voltara aos gramados. E aos poucos foi recuperando o ritmo que fizera dele o segundo melhor jogador do continente em 2017.

Pois com a troca começou a nascer a goleada. Depois do gol de Jael o Grêmio manteve o controle da partida e foi ainda mais agudo ao promover a entrada de Alisson. Para a velocidade do atacante, o raciocínio de Luan e o controle de Arthur não havia contraveneno do Inter que, atordoado em campo, que viu o volante receber lançamento, invadir a área perseguido por Rodrigo Moledo e chutar por baixo de Marcelo Lomba. O Rei estava de volta, e o placar eletrônico refletia a oceânica diferença entre as equipes: 3 a 0 Grêmio.

Depois de anos de equilíbrio entre os times, o Dono da América começava 2018 com uma superioridade poucas vezes vista nas arquibancadas – seja da Baixada, do Olímpico ou da Arena. O Grêmio de Renato dava show de novo, e não tomava conhecimento de seus adversários.

Três dias depois da goleada na Arena, o Grêmio entrou no Beira-Rio desfalcado de Geromel e Maicon e ainda foi prejudicado pela arbitragem. Lutando pela honra perante sua torcida, o resultado foi 2 a 0 para o Internacional, mas a festa no Menino Deus azul, preta e branca. Grêmio classificado às semifinais do Gauchão 2018.

Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Imagens: GrêmioTV / Divulgação

Grenal 414 18/03/18