Tudo pronto

Grêmio pronto para a estreia no Campeonato Brasileiro de Aspirantes

Tricolor encara o Figueirense fora de casa na estreia, quinta-feira

13 JUN 2018 10:47 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio fechou a preparação para a estreia no Campeonato Brasileiro de Aspirantes 2018. Na manhã desta quarta-feira, o Grupo de Transição do Tricolor realizou o último treinamento no CT Luiz Carvalho, antes do embarque marcado para o início da tarde até Florianópolis, onde vai encarar o Figueirense no estádio Orlando Scarpelli, às 21h15 de quinta-feira.

Esta será a primeira competição oficial da categoria que ocupou os últimos meses com jogos-treino e amistosos. A equipe comandada pelo técnico Thiago Gomes fez enfrentamentos diante das equipes profissionais do Avaí, Figueirense, Tubarão, São José, Novo Hamburgo e Caxias.

Agora vai para a competição já com o objetivo definido. “Nós tivemos uma preparação bem forte, com uma preparação física bem evoluída e atuando em jogos contra equipes profissionais. Então conseguimos chegar com uma boa base de trabalho efetuada. Com o desenrolar do campeonato efetivamente é que vamos poder ver uma evolução maior da nossa equipe. Em um primeiro momento nosso objetivo é buscar a classificação para a próxima fase”, comentou o técnico Thiago.

O Tricolor integra o Grupo A, composto ainda por América-MG, Atlético-GO, Atlético-PR, Goiás, Sport, São Paulo e Vitória. De acordo com o regulamento, as equipes do grupo A encaram em turno único os times do grupo B, formado por Avaí, Bahia, Chapecoense, Coritiba, Figueirense, Internacional, Santa Cruz e Santos.

Após oito rodadas, os quatro primeiros de cada chave garantem classificação. Na segunda fase, as equipes se enfrentam em turno e returno. Depois de seis partidas, os dois primeiros colocados passam para as semifinais. A partir daí os jogos são eliminatórios, com a segunda partida tendo como mandante a equipe que obtiver a melhor campanha no geral. Ao todo serão 18 jogos até o título.

“Nosso time está cada vez mais perto de reproduzir o modelo de jogo do profissional comandado pelo técnico Renato. A parte individual dos jogadores aparece mais quando a parte coletiva está bem ajustada. Os jogadores com idade sub-20 estão jogando o Estadual e já tem colocado essa forma de jogar em prática. Fico feliz que estamos em um processo de evolução muito grande. Com os jogos teremos o grande momento para os atletas mostrarem seu valor. Esse é mais um passo importante para seguirmos o processo de formação destes jogadores. Eu tenho a convicção de que eles terão um crescimento disputando o Brasileiro de Aspirantes para em breve estarem aptos para servir ao elenco profissional”, concluiu o comandante da equipe.

Alguns jogadores do Grupo de Transição fazem parte do elenco Sub-20 que fechou a primeira fase do Estadual da categoria com a melhor campanha geral, tendo vencido o jogo de ida das quartas de final diante do Soledade fora de casa.

Thiago Gomes valoriza o aproveitamento dos jogadores formados na base do Clube. “Um clube de futebol depende muito da base e no Grêmio existe essa tradição de valorizar a formação, tendo recentemente muitos atletas no profissional, como Everton, Luan, Ramiro, e tantos outros. A categoria Sub-23 com o Grupo de Transição é um projeto que colabora de forma decisiva no aproveitamento de atletas em fase final de formação. O momento mais delicado para um jogador está nesse processo de integrar o elenco profissional, e essa dificuldade acaba sendo muito amenizada com o trabalho final de transição. Muitos jogadores conseguem ajustar o entendimento pleno do jogo com este trabalho, assim como foi feito com o Arthur, por exemplo”.

O Brasileiro de Aspirantes é uma competição sub-23, com os jogadores nascidos a partir de 1995 sendo aptos a atuar. Além disso, cada time poderá utilizar por partida um goleiro e até três jogadores de linha com idade acima dos 23 anos. Os canais Esporte Interativo anunciam a transmissão das partidas.

Relacionados

Goleiros: Brenno, Léo Jardim.

Laterais: Baiano, Felipe e Guilherme Guedes.

Zagueiros: Denilson, Derlan, Ericson e Ruan.

Meio-campistas: Frizzo, Jean Pyerre, Lucas Araújo, Patrick e Rodrigo Ancheta.

Atacantes: Da Silva, Ferreira, Isaque, Israel Junior, Luís Henrique e Tetê.

 

Lista de Jogos

14/06 – 21h15 – Figueirense x Grêmio

26/06 – 19h – Grêmio x Chapecoense

04/07 – 21h15 – Santos x Grêmio

11/07 – 21h15 – Grêmio x Internacional

23 a 30/07 – Santa Cruz x Grêmio

31/07 a 10/08 – Grêmio x Avaí

14 a 20/08 – Coritiba x Grêmio

22/08 – Grêmio x Bahia