Área de Iniciação

O processo de aprendizagem do atleta de futebol, tem seu planejamento centrado numa linha metodológica, com progressão definida e ideias claras, acerca do que se objetiva como futebol, principalmente com relação ao modelo de jogo, treinamentos e formação, nos quais o atleta está inserido. Construir e organizar, a partir de uma metodologia, faz com que tenhamos um início, meio e fim do processo de aprendizagem do aluno/atleta da Escola de Futebol do Grêmio FBPA.

Treinar, participar e vivenciar,dentro de um conceito definido, proporcina experiências diversificadas, inseridas numa mesma lógica de jogar futebol, que contemple também a cultura de jogo do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, sempre respeitando a faixa etária do aluno/atleta e principalmente seu processo de aprendizagem.

Grupo A1

5 e 6 anos

Abordagem psicomotora e lúdica com sistema de jogo g-1-3-1

Grupo A

7 e 8 anos

Abordagem psicomotora e lúdica com sistema de jogo g-3-3

Grupo B

9 anos

Inserçao de tática individual com sistema de jogo G-3-3-1

Grupo C

10 e 11 anos

Introdução ao modelo de jogo com sistema de jogo G-3-3-2

Grupo D e E

12,13,14 e 15 anos

Aplicação do modelo de jogo com sistema de jogo g-4-4-2

Grupo de Goleiros

12 a 15 anos

Fundamentos específicos e situações de jogo

Futebol Feminino (Grupos F, G e H)

11, 13, 15 e 17 anos

O futebol feminino foi implantado na Escola do Grêmio em 2017. A partir de novas metodologias, os professores buscam elucidar as questões pertinentes aos processos de ensino e aprendizagem do futebol utilizando como base o Modelo de Jogo.

Seleções da Escola

11, 13 e 15 anos

Participar das Seleções é reconhecimento pelo desempenho na área de iniciação. Os alunos que se destacam nos treinamentos, são pré-selecionados para as equipes. Após um período de avaliação, podem (ou não) permanecer na seleção da escola e representá-la.

Atividades Pedagógicas

Estas atividades dizem respeito aos aspectos das dimensões táticas, técnicas, físicas, emocionais e cognitivas, estimuláveis numa mesma situação real de jogo, em seu conjunto, formam o universo das atividades pedagógicas desenvolvidas na Escola de Futebol do Grêmio.

Campeonato Interno

A atividade visa a participação e inserção dos atletas nos jogos do Campeonato Interno, onde vivenciam o ambiente de vestiário, as assinaturas de súmulas, as relações com as arbitragens, os espectadores, as torcidas e o valor dos resultados pós jogo.

TABELAS DOS CAMPEONATOS

CORPO TÉCNICO