Futebol Feminino

Grêmio estreia no Brasileirão Feminino

Mosqueteiras não somam pontos contra o Santos, na Vila Belmiro 

16 FEV 2026 21:47 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio entrou em campo nesta segunda-feira, 16, dando início à caminhada no Brasileirão Feminino. No primeiro compromisso do Nacional, as Mosqueteiras foram superadas por 2 a 1 pelo Santos, na Vila Belmiro. Os gols da equipe adversária foram marcados na etapa inicial e, no segundo tempo, Allyne descontou para o Tricolor.

No primeiro minuto, Camila Arrieta encontrou espaço e lançou para Leidiane pela esquerda. A atacante avançou pela linha de fundo e finalizou, mas a bola saiu pelo lado de fora da rede. O Santos abriu o placar aos quatro minutos com Katrine, em jogada de escanteio. 

Aos seis, Pini cobrou falta, a defesa santista afastou parcialmente e, na sobra, a zagueira Mónica Ramos arriscou uma bela finalização, exigindo boa defesa da goleira. Três minutos depois, Raíssa apareceu para impedir nova investida das adversárias.

Mesmo atuando fora de casa, as Mosqueteiras buscavam organização e maior presença no campo ofensivo. Aos 15 minutos, Pini encontrou Brenda Woch, que conduziu e inverteu para Dani Barão. A lateral serviu Giovaninha, que concluiu da entrada da área. A bola desviou na marcação e saiu pela linha de fundo.

Em nova jogada de escanteio para o Santos, Ana Alice marcou o segundo gol aos 20 minutos. 

O Tricolor seguiu em busca da reação. Aos 23, Brenda Woch avançou pelo meio e tocou para Giovaninha, que finalizou com perigo, levando a bola próxima ao ângulo esquerdo. Na sequência, após escanteio, a atacante cabeceou, mas a arqueira segurou com firmeza.

As Mosqueteiras quase marcaram aos 26 minutos. A atacante Brenda Woch aproveitou o erro da defesa santista para finalizar com força, acertando o travessão.

Já nos acréscimos, aos 48, Raíssa fez grande defesa para evitar a ampliação no placar. A primeira etapa foi encerrada cinco minutos depois.

Para o segundo tempo, o técnico Cyro Leães promoveu uma alteração: Yamila substituiu Brenda Woch. 

Aos sete minutos, Yamila fez um bonito domínio dentro da área e finalizou de perna esquerda, mandando rente à trave. Aos 18, Montoya entrou no lugar de Iara. Na sequência, a goleira Raissa voltou a aparecer bem em nova tentativa das santistas em bola parada. 

Aos 23, Yamila arriscou de longa distância para o Grêmio, mas a bola parou nas mãos da goleira. No minuto seguinte, o treinador realizou mais duas trocas: Valeria Paula e Allyne entraram nos lugares de Leidiane e Arrieta.  

A resposta foi imediata. Após cruzamento de Pini, Allyne subiu e balançou as redes em cabeceio, mandando por cobertura aos 25 minutos, diminuindo a diferença no placar. A lateral, da base gremista, marcou pela primeira vez logo em sua estreia como profissional.

Pressionando a equipe mandante, o Grêmio quase conseguiu o empate aos 34. Giovaninha recebeu pela esquerda, já dentro da área, e finalizou por cima do gol. Um minuto depois, Montoya tocou para Yamila, que concluiu, mas saiu pela linha de fundo.

Aos 50, Maria entrou no lugar de Mónica Ramos. Nos minutos seguintes, o Grêmio seguiu em busca do gol de empate, mas acabou sofrendo o revés fora de casa. 

As Mosqueteiras voltam a campo nesta sexta-feira, dia 20, às 19h, diante do Palmeiras, pela segunda rodada do Brasileirão Feminino. A partida será disputada no Estádio Francisco Novelletto, em Porto Alegre, e marcará a estreia do Grêmio como mandante no local nesta fase inicial da competição, contando com o apoio da torcida tricolor.

Fotos: Rodrigo Fatturi / Grêmio FBPA

Brasileiro Feminino - Santos x Grêmio - 16/02/2026