CBF

No Rio, Grêmio acompanha implementação de novo modelo da arbitragem brasileira

Vice-presidente Antonio Dutra Junior representou o Clube em evento na CBF

27 JAN 2026 16:57 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O vice-presidente do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, Antonio Dutra Junior, esteve presente nesta terça-feira (27), no Rio de Janeiro, em evento promovido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que marcou o anúncio do primeiro programa de profissionalização da arbitragem nacional. 

A iniciativa contempla, inicialmente, a contratação de 72 árbitros para atuação a partir da temporada 2026. O grupo é formado por 20 árbitros centrais, sendo 11 do quadro da Fifa; 40 assistentes, incluindo 20 da Fifa; além de 12 árbitros de vídeo (VAR), todos integrantes do quadro internacional. O modelo prevê avaliações anuais de desempenho, com possibilidade de rebaixamento e promoção entre os profissionais ao final de cada temporada. 

Para o vice-presidente do Clube, a proposta representa um avanço significativo. “A CBF apresentou um modelo de profissionalização da arbitragem, um projeto ambicioso, baseado em quatro pilares, com ênfase na saúde, na capacitação permanente, no uso extensivo de tecnologia e em um sistema de remuneração fixa, variável e com bônus por performance. Está baseado no que existe de melhor na Europa e, se for bem implementado, vai elevar muito o nível da arbitragem brasileira”, destaca Dutra. 



A seleção dos árbitros seguiu três critérios principais: pertencer aos quadros da Fifa ou da CBF; ter maior número de escalas na Série A em 2024 e 2025; e alcançar boa média nas avaliações de desempenho da CBF nas temporadas 2024 e 2025. 

O programa já entra em vigor em março de 2026, com aplicação nos jogos do Campeonato Brasileiro da Série A, e representa um novo direcionamento para a arbitragem no país. Para viabilizar o projeto, a CBF anunciou um investimento aproximado de R$ 195 milhões no biênio 2026/2027, alinhando o futebol brasileiro a modelos mais avançados de gestão e qualificação da arbitragem.

Fotos: Guilherme Araújo / Grêmio FBPA  e Rafael Goes / CBF