Copinha

Grêmio finaliza a disputa da Copa São Paulo

Tricolor não superou o Cruzeiro na semifinal

21 JAN 2026 23:40 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Após grande campanha na disputa da Copa São Paulo de Futebol Junior, o Grêmio finalizou a sua participação na fase semifinal. Na noite desta quarta-feira, atuando no estádio Joaquim de Morais Filho, em Taubaté, o Tricolor acabou superado pelo placar de 3 a 2. Os gols gremistas foram marcados pelo centroavante Harlley.

O jogo começou disputado no meio-campo, com o Grêmio conseguindo reter mais a posse de bola e procurando avançar. Na primeira investida mais forte, Ryan interceptou o passe ao lado da área do Cruzeiro. Ele tentou o cruzamento duas vezes e a bola bateu na marcação. Na terceira tentativa, a bola foi no meio da área e João Borne escorou de peito. Harlley como bom centroavante pegou de primeira na caída da bola para mandar forte, entre as pernas do goleiro. 1 a 0!

A resposta do Cruzeiro veio aos 10 minutos. Após o cruzamento rasteiro do lado esquerdo, a conclusão de letra amorteceu na defesa gremista e voltou para Baptistella. Ele bateu cruzado, a bola foi na trave esquerda e correu em cima da linha. João Victor se atirou e, aparentemente, salvou no limite. A arbitragem de campo deu o gol e o árbitro de vídeo também confirmou o empate.

Três minutos depois, após tabela pelo lado direito da área, o atacante mineiro arrematou e o zagueiro Nathan apareceu para salvar e desviar a conclusão para escanteio. Aos 17 minutos, em nova oportunidade, o cruzamento veio da extrema esquerda e o atacante conseguiu o cabeceio. Por sorte, a bola passou por sobre a meta de João Victor.

Depois disso, o Grêmio passou a bloquear as investidas do Cruzeiro, mas não conseguia ajustar a evolução ofensiva para levar perigo ao gol adversário. Porém, aos 28 minutos, Fellipe Magalhães brigou com o marcador que dividiu a bola contra o campo de defesa. João Borne esperto chegou primeiro que o volante e dominou já passando de viagem. Logo colocou à frente e fez o passe em diagonal para Harlley, pelo lado direito da área. Antes de invadir, ele dominou e bateu cruzado de fora com extrema precisão, no canto direito do arqueiro. Belo gol. 2 a 1!

O Cruzeiro procurou reagir no duelo e tentou em duas oportunidades o arremate de longa distância, mas em ambas as iniciativas a bola passou por sobre o gol gremista, sem maior perigo. Aos 43 minutos, após bola alçada na área, a zaga não conseguiu afastar em definitivo e o zagueiro do Cruzeiro pegou a sobra para soltar o pé esquerdo, porém novamente a batida passou sobre a meta do Tricolor.

No último ataque adversário, aos 46 minutos, a cobrança do escanteio pelo lado direito foi escorada na área de cabeça pelo cruzeirense. O toque acabou sendo sem força e o arqueiro João Victor defendeu sem dar rebote.

As equipes retornaram sem trocas para a etapa final. A primeira investida foi do Cruzeiro, aos cinco minutos. O cruzamento veio pelo lado esquerdo e Fernando desviou de cabeça na segunda trave, mas João Victor estava ligado para defender. O arqueiro gremista trabalhou em dois tempos para defender o chute de fora da área de Fernando, aos 13 minutos.

Bem postado na defesa, o Grêmio seguia bem no duelo, faltando acertar as saídas de trás para voltar a ameaçar o gol adversário. Aos 18 minutos, Ryan em velocidade roubou a bola na intermediária para adiantar a posse e buscar o passe rasteiro para o meio da área. No último momento o defensor tirou de bico para evitar a chegada de João Borne.

Em seguida, o técnico Fernando Garcia promoveu as primeiras trocas no Grêmio. Entraram Iago Valeije e Adrielson para as saídas de João Borne e Ryan.

No retorno do jogo após pausa para hidratação, o Cruzeiro atacou aos 29 minutos. A bola foi cruzada da esquerda e a defesa afastou. Eduardo Papi teve tempo de dominar de fora da área e, na caída da bola, soltar a perna direita para acertar o chute rasante no canto direito, deixando tudo igual no placar.

Em mais uma parada, saíram da partida Vitor Ramon e Harlley, para as entradas de Smiley e Rogério. Aos 36 minutos, Murilo recebeu pelo lado esquerdo de ataque mineiro e fez o cruzamento de direita fechado em direção ao gol. A bola passou por todo mundo, quicou no gramado e acabou passando pelo arqueiro João Victor, estabelecendo a virada no placar.

Por fim, Benjamin e Zortea foram para oi jogo nas vagas de Danillo e Artur Junior.

João Victor apareceu para tirar com a ponta dos dedos para escanteio a cobrança de falta direta de Juan Gabriel, aos 39 minutos. Três minutos depois, em mais um ataque perigoso, novamente Juan Gabriel finalizou e a bola passou tirando tinta da trave direita.

Já nos acréscimos, aos 46 minutos, Nathan teve que parar a jogada e, por ser o último defensor, acabou sendo expulso. Ainda na reta final, o Grêmio tentou pressionar alçando a bola na área adversária, mas nenhuma nova chance foi criada até o apito final.

Fotos: Angelo Pieretti / Grêmio FBPA

 

Copinha - Grêmio x Cruzeiro - 21/01/2026