"Não maquie, denuncie"

Grêmio recebe Secretaria Estadual das Mulheres em campanha de prevenção à violência 

Encontro reforça apoio do Clube à iniciativa "Não maquie, denuncie"

15 DEZ 2025 14:35 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Na manhã desta segunda-feira (15), o presidente do Grêmio, Odorico Roman, recebeu em seu gabinete a secretária estadual das Mulheres do Rio Grande do Sul, Fábia Almeida Richter, para tratar da campanha de prevenção à violência contra as mulheres “Não maquie, denuncie”. 

A proposta tem como objetivo alertar que a violência não deve ser escondida, mas enfrentada. A iniciativa busca conscientizar a sociedade gaúcha, fortalecer o acolhimento às vítimas e incentivar a denúncia como ferramenta essencial à prevenção à interrupção do ciclo de agressões.

Durante o encontro, a secretária Fábia destacou que estudos indicam uma relação entre o futebol e o aumento de casos de violência doméstica, especialmente quando associados ao consumo de álcool e a emoções exacerbadas. Segundo ela, o futebol e clubes como o Grêmio precisam assumir um papel ativo e responsável na abordagem do tema, promovendo empatia, cuidado e a presença das famílias nos estádios. Fábia ressaltou ainda que o enfrentamento da violência contra a mulher passa, necessariamente, pelo diálogo com os homens, reforçando que não há justificativa para a agressão, além da importância da Lei Maria da Penha e do rigor na punição.

Para o presidente Odorico Roman, o engajamento do Clube nessa mobilização é fundamental. “O Grêmio tem consciência do seu papel social e da força que o futebol exerce sobre a sociedade. Precisamos usar nossa visibilidade para promover diálogo, respeito e conscientização, contribuindo para a prevenção da violência contra as mulheres e para a construção de um ambiente mais seguro para as famílias dentro e fora dos estádios”, destacou.

Também participaram da reunião Patrícia Bittencourt, assessora de gabinete; Marili Schröetter, secretária; Décio De Marchi, chefe de gabinete; e Douglas Lunardi, executivo de comunicação. 


Histórico
O Grêmio reforça seu compromisso permanente com o enfrentamento da violência contra a mulher e o apoio a campanhas de conscientização. Em abril de 2025, o Clube assinou a Carta Compromisso da Mobilização Nacional pelo Feminicídio Zero, em ato simbólico que marcou sua adesão oficial à campanha liderada pelo Ministério das Mulheres. Já no Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a mulher, o Grêmio uniu-se à Defensoria Pública do Rio Grande do Sul em uma campanha de sensibilização e informação, com ações realizadas em partidas do time principal masculino, do futebol feminino e das categorias de base.

 

Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA