BASE FEMININA

Mosqueteiras estreiam com vitória na Copinha Feminina 2025

Grêmio venceu o Botafogo por 2 a 0, com gols de Gisele e Maria

03 DEZ 2025 20:49 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Nesta quarta-feira, 3, as Mosqueteiras estrearam com vitória na Copa São Paulo de Futebol Júnior Feminina 2025. O Tricolor aplicou 2 a 0 sobre o Botafogo, em jogo no Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (CERET), na capital paulista. Os gols do Grêmio foram marcados por Gisele e Maria.

Para esta terceira edição feminina do maior campeonato de base do país, o elenco gremista chegou com reforços do grupo Principal e também algumas atletas que se destacaram na categoria Sub-17. Neste ano, o Grêmio está no Grupo D, com Botafogo, Palmeiras e União Desportiva Alagoana. 

No duelo desta tarde, as equipes começaram se estudando e disputando muito a bola. A pressão inicial foi do Botafogo e o jogo se manteve bastante truncado, com diversas faltas marcadas para ambos os lados.

Aos 12 minutos, o primeiro lance de perigo das Mosqueteiras: em cobrança de falta com lançamento na área, Carol Quaresma apareceu no meio da defesa para cabecear, obrigando a goleira adversária a fazer boa defesa. Na sequência, Gisele fez jogada individual pela direita, driblando várias atletas, e cruzou na área, com perigo, mas a zaga afastou.

Aos 17, o técnico Marcelo Sacknies se viu obrigado a fazer sua primeira substituição. Kalliny sentiu desconforto no joelho após choque com atleta adversária e teve de sair para a entrada de Gio Ferrari. Aos 23, o Botafogo chegou com Rebeca, em chute de fora da área, mas Josi apenas acompanhou e a bola passou longe da meta gremista.

A resposta das Mosqueteiras aconteceu dois minutos depois. Aos 25, Julia Martins roubou a bola na saída da defesa adversária e sobrou para Gisele, que chutou rasteiro. A goleira adversária se esticou toda para impedir o gol, mas a bola voltou na camisa 9 gremista, que mandou de primeira, por cobertura, abrindo o placar para as Mosqueteiras. Grêmio 1 a 0!

O jogo seguiu movimentado, com as cariocas tentando igualar o marcador. Aos 29, Josi precisou trabalhar após bate e rebate na área. A bola sobrou no alto e a goleira do Grêmio saiu certeira para afastar.

Aos 34, foi a vez das Mosqueteiras chegarem com perigo. Após choque em Julia Martins, a bola sobrou para Gisele, que quase aproveitou a chance novamente, mas a goleira se adiantou, saiu do gol e afastou o perigo. A juíza acabou marcando falta na jogada anterior e, na cobrança, Adri Aldana mandou direto para a meta adversária, mas a bola subiu demais, saindo pela linha de fundo.

Antes de acabar a primeira etapa, aos 44, ainda deu chance de mais uma grande oportunidade Tricolor. Maria apareceu pela direita, carregando a bola até a entrada da área e tirando a marcação da jogada. Ela chutou forte, mas a bola subiu um pouco demais, passando perto da trave e saindo pela linha de fundo.

Para segundo tempo, o time voltou sem alterações e com as equipes controlando o ritmo. A primeira chance foi do Botafogo, aos 12 minutos, em chute de fora da área, que passou à direita do gol de Josi.

Aos 61, mudança no meio-campo Tricolor: Ana Lays entrou no lugar de Adri Aldana. E no primeiro lance dela no jogo, dois minutos depois de ter ingressado na partida, a meio-campista fez grande lançamento para Maria. A atacante apareceu à direita da defesa adversária, finalizando de primeira, tirando a goleira da jogada e estufando a rede. Grêmio 2 a 0!

A partir daí, o Tricolor passou a administrar a partida, segurando a ímpeto do adversário em diminuir a desvantagem no placar e aproveitando os contra-ataques. Aos 30 minutos, novas trocas na equipe: na lateral, Ana Vidal saiu para a entrada de Luana Napoli, e no meio-campo, Luana Falconeri deu lugar a Jamille.

O Botafogo ainda teve duas oportunidades em cobranças de falta. Aos 32, a bola passou por cima da trave de Josi, que foi nela, porém nem precisou toca-la. E aos 49, já nos acréscimos do jogo, chute da entrada da área pela esquerda. A bola viajou direto para a meta, mas Josi, bem posicionada, conseguiu impedir que ela entrasse.

Assim, o Grêmio conquistou os primeiros três pontos do campeonato, finalizando a rodada na segunda posição do Grupo D. A equipe volta a campo no sábado, 6, às 17h, para enfrentar o Palmeiras - primeiro colocado da chave pelo critério de desempate. Os jogos são todos realizados no CERET, em São Paulo, com transmissão ao vivo do canal oficial do Paulistão no YouTube. 

As Mosqueteiras Sub-20 buscam o título inédito da Copinha Feminina. Ao todo, são 20 times divididos em cinco chaves, com quatro equipes que se enfrentam em partidas únicas. Os líderes de cada grupo e os três melhores segundo colocados avançam para as quartas de final.

Fotos: Jhony Inácio/Ag Paulistão

Copinha Feminina 2025 - Botafogo x Grêmio - 03/12/2025