CONTRA O RACISMO

Grêmio e Defensoria Pública reforçam parceira contra o racismo antes de jogo na Arena 

Entrega de cartilha marca ação conjunta para ampliar conscientização e orientar torcedores sobre denúncia de casos de discriminação

26 NOV 2025 14:01 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Antes da bola rolar entre Grêmio e Palmeiras, na noite desta terça-feira (25), o Clube retomou uma importante iniciativa de combate ao racismo na Arena. Em parceria com a Defensoria Pública do Estado, o clube realizou a entrega da cartilha “Grêmio e Defensoria Pública: Uma Aliança pelo Respeito” na esplanada e nas cabines Leste, com a participação do mascote Flecha Negra. A ação, já promovida no início do ano nas cabines Oeste, retorna agora para alcançar um novo público e ampliar o alcance da mensagem antirracista. 

Participaram da mobilização as defensoras públicas Gizane Mendina Rodrigues, dirigente do Núcleo de Defesa Étnico-Racial; Bibiana Veríssimo Bernardes, dirigente do Núcleo de Diversidade Sexual; Aline Corrêa Lovatto, Subdefensora Pública-Geral para Assuntos Administrativos; além de Juliano Ferrer, coordenador do projeto Clube de Todos, e da filósofa Katiuscia Ribeiro, referência nacional em debates sobre antirracismo e direitos da população negra. 

Para Juliano Ferrer, a iniciativa reafirma o compromisso permanente do Clube. “Essa ação reafirma o compromisso do Grêmio e do projeto Clube de Todos no sentido do antirracismo. Não só em novembro, mas como uma ação contínua que realizamos com a Defensoria Pública, trazendo uma cartilha que orienta os torcedores sobre o racismo, como denunciar e como agir quando presenciarem isso em qualquer ambiente”, destacou. 

A defensora pública Gizane Mendina Rodrigues enfatizou a força da união entre as instituições.  “É importantíssimo somar esforços. A Defensoria tem um alcance institucional, e o futebol amplia essa voz. O futebol congrega pretos e brancos, é um espaço democrático onde a conscientização precisa estar presente. Não podemos restringir esse debate ao mês da Consciência Negra. Desde o início do ano realizamos ações conjuntas, e vamos continuar somando forças para que o racismo fique fora do campo e da nossa sociedade”, afirmou. 

O Clube de Todos, projeto do Grêmio dedicado à promoção da igualdade e ao enfrentamento de todas as formas de discriminação, reforça esse compromisso. Desde antes de sua criação, o Tricolor já realizava campanhas educativas e de conscientização. Hoje, o clube mantém o propósito de utilizar o futebol como ferramenta de transformação social, promovendo respeito, diversidade e inclusão dentro e fora das arquibancadas.

 

Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA