Base

Sub-17 encerra participação na Copa Sul

Tricolor foi superado nas penalidades máximas

21 NOV 2025 21:08 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Na noite desta sexta-feira, a equipe Sub-17 do Grêmio encerrou a participação na Copa Sul da categoria ao ser superado por 2 a 0 no tempo regulamentar no jogo de volta das semifinais. Com o resultado em igualdade na soma dos dois jogos, a classificação foi para as penalidades máximas, com resultado favorável ao Coritiba de 4 a 3.

Fora de casa, o Grêmio buscou iniciar a partida propondo o jogo. Logo no primeiro minuto, pela esquerda, Lucas Barros cruzou para João Gabriel, que tentou dominar, mas a bola ficou longa e para o goleiro.

O Coritiba tentou aos três minutos, mas a jogada pela direita terminou com a finalização pela linha de fundo. O goleiro Vitão apenas acompanhou.

O começo de jogo estava elétrico, com os dois times buscando atacar. O Grêmio conseguia trocar mais passes e chegar na altura da área, porém, com muitos defensores, usufruiu dos cruzamentos para a área. Por outro lado, o Coritiba encontrava dificuldades para se aproximar da área gremista e finalizava de longe.

Aos 13 minutos, a jogada da equipe paranaense encaixou e o placar foi aberto.  À frente do marcador, o Coritiba passou a pressionar e marcou o segundo aos 22 minutos.

Com o primeiro tempo chegando aos últimos minutos, o Tricolor voltou a conseguir ter a posse de bola e estar mais presente ao campo de ataque, mas sem conseguir criar grandes chances de perigo.

Para o segundo tempo, o técnico Ruimar Kunzel promoveu a entrada de Izaac Lobato no lugar de Lucas Barros.

No recomeço de jogo, a equipe Alviverde buscou pressionar, tão logo o Grêmio voltou a equilibrar a partida e acumulou oportunidades em cobranças de falta. Aos sete minutos, na cobrança de falta para a área, o zagueiro adversário desviou e quase mandou contra.

Aos 12 minutos, a defesa gremista contou com Vitão em duas oportunidades para impedir o gol paranaense. A primeira foi em cabeceio, no rebote, foi ao chão para defender com as mão em chute à queima-roupa.

A primeira pausa para substituição, o técnico Ruimar Kunzel promoveu a entrada de John no lugar de Richard.

Aos 21 minutos, George fez falta e recebeu o segundo amarelo. Com isso, o Tricolor ficou com um a menos.

Imediatamente após a expulsão, Ruimar mexeu no time, promovendo a entrada do zagueiro Calai no lugar de Benjamin.

Aos 25 minutos, Iago Valeije avançou pela esquerda e cruzou, mas o arqueiro adversário saiu do gol para socar a bola.

Com os minutos se passando, a partida oscilou entre momentos do Coritiba e do Grêmio. Foi o Tricolor que terminou o segundo tempo melhor no jogo e acumulou oportunidades na bola aérea. Com o resulto igual na soma dos placares, a decisão do finalista foi para a disputa de pênaltis.

Nas cobranças, o Tricolor acabou sendo superado por 4 a 3. Vitão fez uma defesa, mas com uma batida defendida pelo goleiro adversário e outra no travessão, a equipe Sub-17 encerrou sua participação na Copa Sul.

Escalação: Vitão, George, David Brendo, Richard (John), Bernardo Ferreira, Rafael Gomes, Iago Valeije, João Gabriel, Lucas Barros (Izaac Lobato), Benjamin (Calai) e Lucca
Técnico: Ruimar Kunzel

Fotos: Angelo Pieretti / Grêmio FBPA

Copa Sul Sub-17 - Coritiba x Grêmio - 21/11/2025