+3 Pontos

Grêmio vence São Paulo com dois gols de Carlos Vinícius

Tricolor chegou aos 36 pontos

16 OUT 2025 21:19 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

No começo da noite desta quarta-feira, o Grêmio venceu o São Paulo por 2 a 0 na Arena do Grêmio, em partida válida pela 28ª rodada do campeonato Brasileiro. Os gols da vitória gremista foram marcados por Carlos Vinícius.

A partida iniciou equilibrada, com as duas equipes buscando o ataque, mas sem conseguir reverter as ofensivas em oportunidades claras de gols. A primeira finalização foi gremista. Aos 10 minutos, Amuzu arriscou de fora da área, mas a bola subiu e passou por sobre o gol defendido por Rafael. Aos 13, Tapia chutou da entrada da área, mas passou longe.

Com o decorrer do primeiro tempo, o São Paulo passou a estar mais presente no campo de ataque e tentou com Patryck e Marcos Antônio. Aos 20, Marcos Rocha fez grande jogada individual, passou por dois marcadores e invadiu a área. A bola acabou correndo demais e Rafael saiu da meta para ficar com ela. Seis minutos depois, Tapia mandou mais um chute por cima do gol.

Ainda no primeiro tempo, o técnico Mano Menezes precisou mexer na equipe pela primeira vez após Alysson sentir desconforto. O atacante precisou deixar o campo e, no seu lugar, o comandante gremista promoveu a entrada de Pavón.

Poucos minutos após entrar em campo, Pavón quase abriu o placar aos 34 minutos. Mas no chute de perna esquerda de fora da área, o argentino viu o goleiro Rafael voar e fazer difícil defesa.

O gol do Grêmio estava ficando maduro. Aos 38 minutos, Pavón cobrou escanteio, Amuzu tentou de cabeça, a bola bateu no defensor e, na sobra, Wagner Leonardo também tentou cabecear e Rafael defendeu novamente.

Após insistência aos 38 minutos, Amuzu recebeu aberto pela lateral esquerda de campo, conduziu para a frente da área e chutou. A bola desviou no caminho e ficou na medida para Carlos Vinícius estufar a rede de perna esquerda e colocar o Grêmio à frente no placar. 1 a 0 Tricolor e o primeiro gol do centroavante na Arena.

Sem mudanças para o segundo tempo, o Grêmio manteve o ritmo do final dos primeiros 45 minutos e, aos três minutos, Edenílson passou por dois marcadores e chutou para defesa de Rafael.

Aos sete minutos, Edenílson apareceu mais uma vez para fazer grande jogada pela direita de ataque e ser derrubado por Sabino. No campo, o árbitro Davi de Oliveira Lacerda não marcou, porém, logo foi chamado para revisão no VAR e apontou a cal, aos nove. Na cobrança de Carlos Vinícius, bola para um lado e goleiro para o outro. O centroavante mandou na esquerda e fez seu segundo gol no jogo.

Pela terceira vez no começo de jogo, Edenílson figurou em mais uma oportunidade de gol. Aos 12 minutos, Amuzu lançou o camisa 8, que cortou o marcador e arriscou. A bola passou próximo ao gol.

Visando ampliar o placar e manter o ritmo ofensivo, Mano Menezes mexeu mais duas vezes no time. Cristaldo e Cristian Olivera entraram nos lugares de Amuzu e Carlos Vinícius. Com essas mudanças, o Tricolor deixou de ter um jogador de referência, mas passou a ter mais velocidade para saídas em contra-ataques.

Aos 22 minutos, Gabriel Grando defendeu a finalização fraca de Luciano. Dois minutos depois, Cristaldo recebeu em profundidade na área e soltou o pé, mas a bola subiu e saiu pela linha de fundo.

Com a vantagem de dois gols no placar, o Grêmio passou a controlar o jogo de forma tática, deixando o São Paulo avançar com suas linhas para aproveitar a velocidade dos atacantes.

Dessa forma, aos 34 minutos, Pavón apareceu livre pela direita, ele cruzou rasteiro no ponto futuro para Kike Olivera finalizar de primeira e parar em difícil defesa de Rafael.

Aos 36, Cristian Olivera tentou mais uma vez. Ele recebeu pela canhota de campo, passou pelo marcador em direção à área e chutou buscando o ângulo. A bola passou perto, quase um golaço do uruguaio.

As últimas mudanças da equipe foram as entradas de Gustavo Martins no lugar de Arthur e Cuéllar para a saída de Edenílson.

Na reta final de jogo, aos 44, mais uma oportunidade de gol gremista. Cristaldo recebeu a bola na entrada da área e chutou para defesa de Rafael.

Com a vitória confirmada após o apito final, o Grêmio chegou a 36 pontos, ficando em 11º lugar pelos critérios de desempate, tendo a mesma pontuação do 9º e 10º colocados. O próximo compromisso do Tricolor é no domingo, 19, contra o Bahia. O jogo será às 20h30, na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Grêmio x São Paulo - Campeonato Brasileiro 2025 - 16/10/2025