Futebol

Grêmio comemora 30 anos do gol dos 14 segundos

Iúra marcou o gol mais rápido em Gre-Nal

13 AGO 2007 16:32 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense Os torcedores ainda se acomodavam nas lotadas arquibancadas do estádio Olímpico quando Iúra invadiu a área e deslocou o goleiro Manga para fazer Grêmio 1 a 0.
Mais do que dar início a vitória de 2 a 1 no clássico Gre-Nal do dia 14 de agosto de 1977, completando exatos 30 anos nesta terça-feira, Iúra entrava para a história do clássico ao anotar o gol mais rápido em Gre-Nal.
A equipe de Telê Santana deu início ao jogo e, em apenas 14 segundos, sem deixar o Internacional tocar na bola, de pé em pé, chegou à meta adversária.
Uma data inesquecível. 

A reportagem da Grêmio.Net conversou com Iúra sobre aquele momento:

Grêmio.Net: Iúra, o que você mais lembra daquele gol?

Iúra: O que eu mais me lembro é que foi um gol que serviu pra eu tirar um peso das costas. Sempre fui muito respeitado tanto pela torcida do Inter quanto pela torcida do Gremio graças as minhas atuações convincentes. Ainda assim, elas não revertiam em títulos. Quando fiz aquele gol, senti, naquele momento, que o título era nosso. Tanto que saí fora do meu normal. Corri pra torcida e sentindo a energia daquela massa. Foi uma coisa espetacular. Inesquecível!

Grêmio.Net: Você lembra como foi a jogada do gol?

Iúra: Era uma jogada ensaiada pelo Telê Santana. Mas o interessante é que ela não terminava comigo e sim com o Tarciso na direita. Na hora da saída de bola, senti que o Tarciso não tinha corrido. Aproveitei minha velocidade e fui concluir o cruzamento do Eder. Só tive trabalho de colocar para as redes. Tenho que agradecer à ajuda divina e ao Telê que me deixou na história.

Grêmio.Net: E como você curte essa repercussão durante estes 30 anos? Até hoje as pessoas relembram esse gol.

Iúra: Onde quer que eu vá, seja convidado para participar dos veteranos do Grêmio, ou para proferir uma palestra, ou até mesmo num bate-papo sobre futebol, o gol dos 14 segundos sempre é lembrado, seja pelos torcedores do Grêmio como pelos colorados. Esse gol ficou registrado em fotos e nas rádios, mas acho que o Grêmio não tem em vídeo. Uma pena. Ele deveria estar registrado em todas as fitas que mostram as imagens da história do Clube.



Confira a ficha técnica deste Gre-Nal histórico

Campeonato Gaúcho
14 de agosto de 1977
Estádio Olímpico

GRÊMIO 2:
Corbo; Eurico, Ancheta, Oberdan e Ladinho; Vitor Hugo, Tadeu Ricci e Iúra (Zequinha); Tarciso, André (Alcindo) e Éder.
Técnico: Telê Santana

INTER 1:
Manga; Hermínio, Beliatto, Gardel e Vacaria; Caçapava (Escurinho), Falcão e Batista; Valdomiro, Luizinho e Lula (Dario)
Técnico: Sérgio Moacir

Gols: Iúra (14 segundos), Tarciso (3 do 2º tempo) e Hermínio (37 do 2º tempo)

Arbitragem: Agomar Martins auxiliado por Hermínio Goulart e Justimiano Goulart