Base

Sub-20 disputa 2ª rodada da Copa Sul

Tricolor sofreu revés contra o São José

01 OUT 2025 18:13 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Na tarde desta quarta-feira, a equipe Sub-20 do Grêmio sofreu revés diante do São José por 1 a 0 pela 2ª rodada da Copa Sul, em partida realizada no CFT Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul.

O Grêmio começou buscando propor o jogo e trocava passes de um lado para o outro para encontrar os espaços na defesa do São José. Em uma dessas jogadas, aos três minutos, Jeferson recebeu pela esquerda, conduziu ao centro e encontrou Adrielson pela direita. Ele invadiu a área e chutou para defesa do goleiro.

Aos sete minutos, mais uma oportunidade do Grêmio. Depois da cobrança de escanteio, a sobra ficou com o Tricolor e a defesa adversária ficou parada. Alexsander recebeu na área e o goleiro saiu debaixo da trave para fechar o ângulo e impedir o que seria o gol gremista.

A equipe Sub-20 seguia melhor e, aos 11 minutos, Smiley recebeu pela direita e buscou o chute colocado. A bola tinha endereço, mas o arqueiro Samuel Dummel defendeu com uma mão.

Mais presente no campo de ataque, o time gremista precisou se defender aos 17 minutos, quando o São José avançou pela direita de defesa e cruzou, mas a bola foi muito forte e saiu sem perigo.

Aos 25, o capitão da equipe Zortéa recebeu à frente da área e arriscou de longe, com perigo a bola passou por sobre o gol.

A primeira etapa teve o equilíbrio nos minutos finais, com poucas oportunidades de gol para os dois lados. Aos 40 minutos, em troca de passes, o lateral-esquerdo Higor recebeu aberto e cruzou na medida para Alexsander, que empurrou pro fundo do gol. Mas o árbitro assistente assinalou impedimento do lateral gremista e anulou o gol.

Ainda no primeiro tempo o Grêmio chegou mais uma vez, aos 44. Alexsander avançou do campo de defesa para o ataque pela esquerda e passou para Jeferson, que chutou cruzado e a bola bateu no defensor, saindo da direção do gol.

Para o segundo tempo, o técnico Fernando Garcia não mexeu no time e, logo no primeiro minuto, o Tricolor quase abriu o placar. Adrielson avançou da direita para o centro e encontrou Esquerdinha pela canhota de campo. Ele cruzou e a bola passou pelos zagueiros antes de encontrar Alexsander, que escorregou e, mesmo caído, chutou forte para difícil defesa do goleiro.

O técnico Fernando Garcia realizou a primeira parada para trocas com uma dupla substituição. Saíram Dahora e Jeferson e entraram Fellipe Magalhães e Edielson.

Embora a objetividade ofensiva no primeiro lance, o Grêmio mudou a forma de jogar, baixou suas linhas para ter mais campo e aproveitar a velocidade de seus ponteiros.

Aos 11 e aos 12 minutos, o goleiro gremista Ygor precisou trabalhar para impedir o gol adversário. Que seguiu pressionando e em dois escanteios consecutivos abriu o placar.

Em mais uma parada para substituição, João Pedro entrou no lugar de Higor.

Aos 22, Zortéa cobrou falta para a área e Alexsandro cabeceou por cima do gol. Já aos 23, Smiley fez boa jogada individual pela direita e chutou forte para defesa do goleiro.

Atrás do placar, a equipe Sub-20 seguia buscando o ataque e quase empatou aos 30 minutos. Na cobrança de escanteio, Nathan cabeceou e a bola explodiu na trave.

No último momento para substituições, Fernando Garcia promoveu as entradas de Murilo Tramontini, Kauã, Dias e Thiago nos lugares de Nathan, Smiley, Esquerdinha e Zortéa.

Circulando a área do São José, que estava com a defesa bem fechada, Henzo arriscou de longe e a bola desviou, saindo pela esquerda do gol.

No último minuto dos acréscimos, mais duas oportunidades de gol, mas ambas saíram pelos lados e próximas à trave.

Agora, a equipe Sub-20 segue a preparação para a sequência da temporada, com os demais jogos da Copa Sul e a estreia na Copa do Brasil da categoria. No dia 22 de outubro, às 15h, o Grêmio encara o São José, em jogo único, no Estádio Airton Ferreira da Silva, em Eldorado do Sul.

Fotos: Angelo Pieretti / Grêmio FBPA

Copa Sul Sub-20 - Grêmio x São José - 01/10/2025