Setembro Amarelo

Grêmio lança ação MENSAGEM NAS COSTAS no Setembro Amarelo

Em parceria com o CVV, Clube utilizou a força do futebol para conscientizar sobre saúde mental

14 SET 2025 14:00 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense anunciou lançamento da ação “Mensagem nas Costas”, em parceria com o CVV – Centro de Valorização da Vida, como parte das mobilizações do Setembro Amarelo. A iniciativa leva mensagens de prevenção e acolhimento para dentro do estádio, reforçando o compromisso do Clube com pautas sociais relevantes. 

Durante a partida contra o Mirassol, no sábado (13), os orientadores da Arena ganharam protagonismo especial: em vez de apenas zelarem pela segurança, seus coletes exibem a frase “Não dê as costas para sua dor. Ligue 188 para receber apoio.” O gesto simples e impactante transforma um espaço cotidiano em canal de conscientização, aproveitando a visibilidade do jogo e da transmissão para multiplicar a mensagem. 

Além da ação principal com os orientadores, outras ativações reforçaram o movimento: braçadeira de capitão personalizada com a frase da campanha; as bandeirinhas de escanteio com a identidade visual do Setembro Amarelo; os Mascotes desfilaram com bandeira da ação; mensagens foram exibidas no telão e nos painéis de LED da Arena e a Grêmio TV realizou uma entrevista exclusiva com Oro Mendes, voluntário do CVV.  

Para Leandro Figueiredo, executivo de Marketing e Negócios do Clube, “o futebol tem um poder único de unir pessoas e influenciar positivamente a sociedade. Por isso, o Grêmio assume a responsabilidade de utilizar sua plataforma para abordar temas fundamentais como a saúde mental”. Além disso, Leandro acredita que, “nossa parceria com o CVV representa nosso compromisso em oferecer apoio e esperança a todos que precisam”.  

 

O desafio da saúde mental no Brasil 

O cenário nacional é alarmante: ocorre uma morte por suicídio a cada 45 minutos, e para cada caso são registradas cerca de 20 tentativas. Entre jovens, o índice cresce de forma preocupante: entre 2011 e 2022, a taxa de suicídios aumentou 6% ao ano, enquanto as notificações de autolesões entre 10 e 24 anos cresceram 29% ao ano. 

Em 2023, o SUS registrou mais de 11 mil internações por lesões autoinfligidas, média de 31 por dia. A depressão atinge hoje 11,7 milhões de brasileiros, enquanto a ansiedade ultrapassa 18,6 milhões. Como consequência, os afastamentos por problemas de saúde mental cresceram 134% entre 2012 e 2024. 

Criada em 2015 pelo CVV, Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e Conselho Federal de Medicina (CFM), a campanha Setembro Amarelo tem como missão ampliar a conscientização sobre a prevenção ao suicídio. A cor amarela remete ao jovem americano Mike Emme, que se suicidou em 1994 e cujo Mustang amarelo se transformou em símbolo de esperança após seus amigos distribuírem mensagens de apoio em sua memória. 

 

Sobre o CVV 

Com mais de 60 anos de atuação, o Centro de Valorização da Vida oferece apoio emocional e prevenção ao suicídio de forma gratuita, voluntária, sigilosa e anônima. Os atendimentos são feitos 24 horas por dia, todos os dias, pelo telefone 188.

 

Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Setembro Amarelo