É campeão!

Grêmio goleia o Juventude e volta a conquistar o Gauchão Sub-17

Tricolor venceu os dois duelos nas finais do Estadual

12 JUL 2025 17:00 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio é o novo Campeão Gaúcho Sub-17! Na tarde deste sábado, atuando no Estádio Homero Soldatelli, em Flores da Cunha, o Tricolor não tomou conhecimento do adversário e venceu o Juventude fora de casa de goleada pelo placar de 5 a 1, na partida de volta das finais da competição Estadual. No jogo de ida, o Grêmio já havia vencido por 1 a 0 no CFT em Eldorado do Sul. Os gols gremistas no duelo na Serra foram anotados por Harlley, Izaac Lobato, Danillo (2) e Benjamin.

Mesmo com a vantagem construída no jogo de ida, quem tomou a iniciativa foi o Grêmio. Criou três oportunidades nos primeiros minutos em finalizações de cabeça de Bernardo Ferreira, após cobrança de falta lateral, de João Borne, em chute mascado após assistência de Harlley e em cobrança de falta de Roger, que o goleiro adversário conseguiu defender sem dar rebote.

O Juventude foi ter sua primeira oportunidade aos 17 minutos, após cobrança de escanteio. A bola foi desviada na primeira trave e o atacnte apareceu livre pra testar no segundo pau. Vitão fez grande defesa à queima-roupa para evitar o gol inaugural do duelo. Depois de um início movimentado, a partida diminuiu de ritmo e ficou mais disputada no meio-de-campo, sem grandes oportunidades.

Aos 35 minutos, o Juventude teve cobrança de falta lateral, pela esquerda. Na batida de perna direita, a bola fez uma curva e foi caindo atrás do goleiro Vitão. Ele se jogou pra trás e a bola carimbou o poste esquerdo sem entrar, caprichosamente. No contra-ataque, Roger fez o lançamento e João Borne foi dentro da zaga, passando de viagem pelo defensor. Em velocidade, desviou na saída do goleiro, mas a bola foi amortecida e tirada quase em cima da linha pelo último zagueiro da equipe da Serra.

Gradativamente o time da casa procurava atacar e cedia espaços. Assim, o Grêmio foi letal. Aos 43 minutos, Richard afastou a bola do campo de defesa, dando o lançamento para João Borne nas costas do lateral. Ele encarou o zagueiro, driblando para o fundo do campo, já pelo lado esquerdo da área. Ele levantou a cabeça e só rolou para o bico da pequena área. De primeira, o centroavante Harlley bem colocado bateu de primeira com a perna canhota para mandar cruzado, rasteiro, abrindo o marcador. 0 a 1!

Quando o adversário ainda assimilava o golpe, o Tricolor foi novamente efetivo, aos 48 minutos. Após cobrança de escanteio da esquerda, a zaga Jaconera afastou para a entrada da área. Izaac Lobato se adiantou para dominar, enquadrar o corpo e bater colocado de perna direita no canto do arqueiro do Juventude que nada pode fazer. 0 a 2!

Logo no primeiro ataque do segundo tempo, com um minuto, o Grêmio quase anotou mais um. Roger fez jogada individual para ir ao fundo do campo e cruzar. Harlley dominou na primeira trave e rolou para o meio. João Borne chegou concluindo e a bola roçou no marcador, tomou altura e o goleiro teve que saltar para trás para dar um tapa para trás e salvar o gol gremista.

Aos cinco minutos, Roger cobrou a falta frontal e a bola explodiu na barreira. Na volta, Danillo dominou fora da área, adiantou a bola e soltou a bomba de direita. A bola foi no canto esquerdo do goleiro para estufar as redes do Juventude. 0 a 3!

Vitão trabalhou novamente aos 11 minutos em forte conclusão de dentro da área. O chute foi reto e ele espalmou do jeito que pode, evitando o gol de desconto. Dois minutos depois, em cobrança de falta ao lado da risca da grande área pela lateral direita, o cabeceio passou rente ao travessão do arqueiro gremista.

Em seguida, o técnico Fernando Garcia promoveu as primeiras trocas no Tricolor. Harlley, Rafael Gomes deixaram o campo para as entradas de Bryan Gustavo e Jhon, respectivamente. O Grêmio chegou novamente aos 18 minutos em lançamento para João Borne. Ele entrou com liberdade pelo lado esquerdo da área e bateu com a perna direita cruzado de chapa e a bola passou tirando tinta da trave esquerda, para fora.

Em nova parada, Benjamin, Lucas Barros e Vagner entraram no jogo, para as saídas de João Borne, Roger e Vitor Ramon. O Grêmio chegou em boa combinação pelo lado esquerdo. Bryan Gustavo evitou a saída pela linha de fundo, do lado esquerdo, e deixou atrás para Benjamin. Ele encarou a marcação para trazer ao meio, soltando a bola para Izaac Lobato. De primeira ele rolou para Jhon, vindo de trás. Ele ameaçou bater de esquerda, cortou a marcação e deu lindo chute colocado de direita. A bola fez a curva e passou tirando tinta do ângulo do adversário, para fora.

Por fim, Lucas Rian entrou na partida, para a saída de Bernardo Ferreira. O Grêmio chegou novamente aos 38 minutos. Izaac Lobato recebeu o passe centralizado e deu a assistência para Benjamin. Ele invadiu a área e bateu com qualidade, cruzado, para ampliar. 0 a 4!

Em cobrança de pênalti de Begliardi, aos 42 minutos, o time da Serra conseguiu o gol de honra. Para fechar a conta, aos 46 minutos, Izaac Lobato pegou a sobra após o goleiro sair socando a bola em um cruzamento. Ele protegeu e rolou mais atrás para Danillo. Do meio da rua ele calibrou e soltou o forte chute colocado de longa distância. O chute foi tão preciso que subiu e caiu exatamente no forquilha, sem chances de defesa. Golaço! 1 a 5!

O Grêmio conquista o Gauchão Sub-17 com uma campanha irrepreensível. Ao todo, foram 11 vitórias, um empate e uma derrota, em 13 jogos. Teve o melhor ataque com 55 gols anotados e a melhor defesa com 9 gols sofridos. O artilheiro com 10 gols marcados foi o capitão gremista, João Borne.

Parabéns à direção, coordenação, atletas, comissão técnica e apoio por mais esta conquista! É campeão!!

Escalação: Vitão; Vitor Ramon (Vagner), David Brendo, Richard e Bernardo Ferreira (Lucas Rian); Danillo e Rafael Gomes (Jhon); Roger (Lucas Barros), João Borne (Benjamin) e Izaac Lobato; Harlley (Bryan Gustavo).

Técnico: Fernando Garcia.

Fotos: Angelo Pieretti / Grêmio FBPA

Gauchão Sub-17 - Juventude x Grêmio - 12/07/2025