Estadual 2025

Grêmio não pontua na 5ª rodada do Gauchão

Tricolor sofreu o primeiro revés na competição

06 FEV 2025 00:10 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Na noite desta quarta-feira, 5, o Grêmio foi superado pelo Juventude pela 5ª rodada do Gauchão por 2 a 0, em partida disputada no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.

Fora de casa, o Grêmio encontrava dificuldades para chegar ao campo de ataque e buscava trocar passes no campo de defesa para abrir o sistema defensivo do Juventude, que subia suas linhas para marcar a saída de jogo gremista.

O Tricolor entrou em campo com uma equipe alternativa, em relação as partidas anteriores. A opção do técnico Gustavo Quinteros foi para dar rodagem ao elenco gremista. O próximo compromisso é o clássico Gre-Nal na Arena, no sábado, às 21h.

Embora mais presente no ataque, a equipe Alviverde não criava lances de perigo. Foi aos 10 minutos que o Tricolor encontrou o espaço que buscava e finalizou pela primeira vez. Próximo à linha lateral, Viery lançou a bola para Arezo, que entre dois marcadores, dominou com o peito, ajeitou e chutou rasteiro. A bola passou à esquerda do gol, direto pela linha de fundo. Arezo apareceu novamente no minuto seguinte, mas o atacante mandou por sobre a meta.

Aos 14 minutos, o Juventude chegou com perigo e marcou com Petterson, mas o atacante estava à frente da linha de defesa e o impedimento foi marcado. Aos 16, mais duas oportunidades para o Grêmio abrir o placar. Arezo recebeu na área e chutou forte para defesa de Gustavo. No rebote, Monsalve chutou desequilibrado e tentou o canto inferior, mas mandou pela linha de fundo.

Em nova jogada esticada, aos 28 minutos, Arezo ganhou do marcador pelo lado direito e cruzou para Dodi, mas o goleiro Gustavo antecipou e ficou com a bola.

Para o segundo tempo, o técnico Gustavo Quinteros realizou duas trocas. Aravena e Pavón entraram nos lugares de Dodi e André Henrique. Com as trocas, o Grêmio iniciou a etapa final chegando com mais frequência no campo de ataque.

Logo no primeiro minuto, Edenílson passou para Pavón que, livre da marcação, finalizou cruzado pela linha de fundo. Aos três, Monsalve invadiu a área pela esquerda e cruzou, mas a defesa afastou.

Após o recomeço de jogo mais ofensivo, a partida se equilibrou e as duas equipes tiveram poucas oportunidades de gols. Aos 20 minutos, Edenílson arriscou na entrada da área e Gustavo fez a defesa em escanteio. Na cobrança, Rodrigo Ely ficou com a bola e mandou por cima do gol.

Aos 23 minutos, Gustavo Quinteros mexeu mais duas vezes no time. Villasanti e Jemerson substituíram Cuéllar e Rodrigo Ely.

Aos 27 minutos, em jogada pelo lado direito de campo, Erick Farias recebeu em velocidade, invadiu a área e finalizou cruzado na saída de Tiago Volpi, que fechou o ângulo e o atacante adversário mandou direto pela linha de fundo. Já aos 31, em jogada pela esquerda, a bola ficou viva na área, a defesa não conseguiu afastar e Batalla marcou.

A última mudança no Tricolor foi a entrada de Cristaldo no lugar de Monsalve, aos 33 minutos.

Aos 36 minutos, o Juventude marcou o segundo com Jean Carlos. Aos 40 minutos, Arezo tentou descontar e arriscou da meia-lua da grande área, mas a bola saiu direto pela linha de fundo. Aos 45, o Tricolor chegou novamente com Aravena e Arezo, mas a defesa tirou.

Com uma campanha até aqui invicta, o Grêmio sofreu o primeiro revés na competição, porém segue na liderança isolada do Grupo A com 10 pontos em cinco rodadas. O próximo compromisso é o clássico Gre-Nal na Arena, sábado, às 21h.

Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA