Tradição

Grêmio celebra 89ª edição do Jantar Farroupilha

Tradicional cerimônia relembra as glórias do Campeonato de 1935

24 SET 2024 21:25 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Na noite desta terça-feira, 24, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense celebrou a 89ª edição do Jantar Farroupilha, uma tradição instaurada em 1935, após a conquista do Campeonato Farroupilha em homenagem ao Centenário da Guerra dos Farrapos, e que segue ecoando até os dias atuais, sendo marca registrada nas festividades de aniversário do Clube. O encontro, repleto de história e emoção, foi realizado no CTG Estância da Azenha, em Porto Alegre, comandado pelo Patrão Clóvis Antônio Carus.

Abrilhantaram o evento os familiares dos ex-atletas Alcides Veronese, Eurides Guasque de Mesquita Sardinha I, Eunides Guasque de Mesquita Sardinha II, Laci Alfama, Luiz Luz e Mário Pereira, participantes daquele jogo inesquecível.

Abrindo a cerimônia, foram chamados o historiador Daison Sant'anna e a museológa Sibelle Barbosa, integrantes do Museu do Grêmio, para relembrar detalhes daquela conquista histórica com a leitura de reportagens dos jornais da época.

A decisão do Citadino de 1935, conhecido como Campeonato Farroupilha, foi um clássico Grenal disputado no dia 22 de setembro daquele ano e vencido pelo Grêmio, no Estádio da Baixada, por 2 a 0. O adversário era favorito e jogava pelo empate. Os gols anotados por Foguinho e Lacy, nos minutos finais do jogo, deram um tom ainda maior de dramaticidade à decisão e a euforia tomou conta de todos. Na comemoração do título, naquela mesma noite, o técnico Sardinha I, entusiasmado pela façanha do Tricolor, decretou que a conquista seria celebrada por 100 anos a partir dali. Sendo assim, a celebração ocorrerá até 2035.

Na sequência, subiu ao palco o presidente do Grêmio, Alberto Guerra. Para ele, o Jantar Farroupilha é uma celebração com a cara do Grêmio, típica de um clube que orgulha-se de sua história.

O mandatário gremista convidou ao palco o conselheiro Paulo Luz, um assíduo participante das festividades farroupilha. Luz agradeceu e salientou que a construção do futuro só ocorre com a valorização dos ídolos e dos feitos do passado.

Guerra fez questão de agradecer nominalmente todos os atletas campeões de 1935.

O protocolo seguiu com o tradicional Parabéns Crioulo tocado pelo cantor e violonista Renato Fagundes e seus músicos. Uma homenagem aos 89 anos da conquista farroupilha e aos 121 anos do Grêmio.

Acompanharam o evento o presidente do conselho deliberativo Alexandre Bugin e o vice-presidente do colegiado Roger Fischer; os vice-presidentes do Conselho de Administração Fábio Floriani, José Carlos Duarte e Luciano Feldens; o chefe de gabinete da presidência Alexandre Rossato; e o CEO do Clube Márcio Ramos, além de executivos, diretores e funcionários.

Todos os presentes foram brindados com um churrasco regado à música, tradição e alegria numa noite de recordações e reconhecimento a um passado vitorioso.

Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA 

 

89 Jantar Farroupilha