NOS PÊNALTIS

Gurias Gremistas são superadas pelo Botafogo e se despedem do Brasileirão Sub-20

Após empate no tempo normal, placar das penalidades máximas ficou em 5 a 4 para o adversário

18 JUL 2024 18:08 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

As Gurias Gremistas se despediram do Campeonato Brasileiro Feminino Sub-20 nesta quinta-feira, 18. O jogo de volta das quartas de final da competição, contra o Botafogo, no Estádio Nilton Santos, acabou empatado em 0 a 0 no tempo normal. Nos pênaltis, o Tricolor acabou superado por 5 a 4. Joice, Pyetra, Vidal e Adri Aldana converteram para o Grêmio; Raiane, Bebê, Debiasi, Miga e Duda Basílio marcaram para o time adversário.

O primeiro duelo entre os times aconteceu no dia 4 de julho no CFT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. A partida acabou em 2 a 2, com o Tricolor começando na frente, mas cedendo o empate ao adversário no segundo tempo. No Rio de Janeiro, o Grêmio precisaria de uma vitória simples para avançar.

No jogo da volta, o técnico Rubens Franco começou a disputa com a mesma escalação da ida, com Pyetra e Aninha no ataque junto a Gisele, na frente. A atleta retornou de período em treinamento com a Seleção Brasileira Sub-20, em preparação para o Mundial da categoria.

No primeiro tempo, a partida aconteceu predominantemente no meio de campo com poucas chances de gol. Quem chegou com mais perigo foi o Grêmio. Aos 14 minutos, Dudinha se livrou da marcação na intermediária e passou para Pyetra carregar até a área e chutar. A goleira adversária se adiantou e afastou para a linha de fundo.

Antes do encerramento desta etapa, ainda houve outra tentativa gremista, aos 42, com Dudinha. A camisa 10 invadiu a área pela esquerda, se livrou da marcação e chutou rasteiro, mas a bola passou em frente ao gol.

No recomeço do jogo, as Gurias Gremistas tiveram grande chance logo nos primeiros minutos. Em arrancada do meio de campo, Pyetra deixou todo mundo pra trás. Na finalização, a bola saiu pela linha de fundo. A resposta do Botafogo veio em seguida, com tentativa de Bebê.

Com o duelo cada vez mais disputado, o técnico Rubens promoveu suas primeira mudanças. Gisele, que já tinha cartão amarelo, saiu para a entrada de Maria, também atacante. Na sequência, Adri Aldana entrou no lugar de Aninha.

Por volta dos 30 minutos, após pressão do adversário, Vick acabou expulsa ao fazer falta e receber o segundo amarelo. Para renovar as forças em campo, o Grêmio fez nova troca, com a zagueira Allyne entrando no lugar da meio campo Dudinha.

Nos minutos finais, emoção de ambos os lados. Aos 40, tentativa alvinegra com Isabelly. Aos 44, foi a vez de Pyetra quase marcar. Ela arrancou pela direita, deixou a marcadora para trás e cruzou. A bola fez uma curva, obrigando a goleira adversária a afastar para escanteio.

Apesar das chances, o tempo normal acabou sem gols e a decisão ficou para os pênaltis. A capitã Joice, que abriu as cobranças, Pyetra e Vidal convertaram seus chutes. Na vez de Crisana, zagueira, a bola acabou subindo demais e indo para fora. Adri Aldana bateu na sequência, balançando as redes, mas o Botafogo converteu logo depois, fechando as cinco tentativas e avançando para a semifinal.

Agora, a Base Gremista Feminina se prepara para o Campeonato Brasileiro Feminino Sub-17, que começa ainda neste mês, dia 28 de julho. O primeiro duelo Tricolor será contra a União Desportiva Alagoana (UDA), às 15h, no CFT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul.

Foto: Arthur Barreto / BFR

Botafogo x Grêmio - Brasileirão Feminino Sub-20