Brasileiro

Grêmio não soma pontos contra o Flamengo no Rio de Janeiro

Edenilson marca o primeiro gol pelo Tricolor, mas adversários saíram com a vantagem

13 JUN 2024 22:45 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio entrou em campo na noite desta quinta-feira (13) em partida válida pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. Diante do Flamengo, no Maracanã, o Tricolor perdeu por 2 a 1 e não somou pontos. Os gols foram marcados por Luiz Araújo para os adversários e Edenílson para os gremistas.

Mesmo fora de casa, foi o Tricolor que tomou a iniciativa na partida. O primeiro lance de perigo surgiu aos quatro minutos, quando Igor Jesus se enrolou e a bola sobrou nos pés de JP Galvão, que não conseguiu finalizar. Pouco mais de um minuto depois, o Grêmio voltou ao ataque. Reinaldo concedeu grande lançamento para JP Galvão, que passou para Pavón. O ponta chutou por cima do gol, mas a arbitragem já havia marcado impedimento. Na sequência, o Flamengo tentou chegar à meta de Rafael Cabral - na primeira oportunidade com Cebolinha, que cobrou falta para longe do gol e, em seguida, com Lorran, que cabeceou nas mãos do goleiro gremista.

Nos minutos seguintes, o Grêmio teve o controle do jogo. Aos 15, Pavón aproveitou rebote de Reinaldo e chutou para o gol, mas a bola explodiu em cima da marcação. A pressão seguiu nos próximos lances, quando o Tricolor chegou com perigo à meta de Rossi em mais de uma oportunidade, obrigando a defesa flamenguista a trabalhar. Aos 19, JP Galvão ficou cara a cara com o goleiro adversário e tentou encobri-lo, mas Fabrício Bruno conseguiu afastar a bola para escanteio. Na sequência, foram os donos da casa que aproveitaram para atacar, mas sem efetividade. Nos minutos finais, o Grêmio tentou retomar a pressão, entretanto, Luiz Araújo recebeu de Pedro e chutou forte da entrada da área, abrindo o placar para o rival.

O Grêmio voltou para a etapa final sem mudanças e com sede de gol. Por isso, assim como no primeiro tempo, tomou a iniciativa. Apesar de João Pedro ter sido amarelado nos minutos iniciais, foi o lateral que chegou ao ataque, sem apresentar grande perigo ao gol de Rossi. Na sequência, aos 11, Renato Portaluppi promoveu a primeira alteração no time com a entrada de Nathan Fernandes no lugar de Pavón. Os minutos seguintes foram marcados por equilíbrio, com ataques para os dois lados, com Bruno Henrique e David Luiz para os cariocas, e JP Galvão e Nathan Fernandes para os gaúchos. Apesar do Tricolor ir em busca do empate, o Flamengo foi mais efetivo e ampliou o placar. Aos 21, Luiz Araújo marcou novamente ao receber de Pedro e chutar cruzado na meta de Rafael Cabral.

Renato realizou três trocas aos 30 minutos: Carballo, Edenílson e Fábio entraram nos lugares de Pepê, Galdino e João Pedro. O Flamengo seguiu pressionando em busca de mais um gol, mas parou na defesa gremista. Em busca de diminuir o placar, Reinaldo chutou forte, mas Rossi defendeu e ficou com a bola. O treinador ainda promoveu a entrada de Nathan no lugar de JP Galvão na sequência.

Nos acréscimos, Cristaldo cobrou escanteio, Kannemann desviou e Edenílson completou de cabeça, diminuindo o placar. O gol foi o primeiro do meia com a camisa do Grêmio.

Com o resultado, o Grêmio permanece com seis pontos em seis partidas disputadas. O Tricolor, que ocupa a 13ª colocação, ainda conta com jogos a menos que os adversários. Na próxima rodada, o time volta a campo no domingo (16), quando encara o Botafogo, no estádio Kleber Andrade, no Espírito Santo.

Fotos: Alexandre Durão / Grêmio FBPA

 

Brasileirão - Flamengo x Grêmio - 13/06