Oportunidade

Instituto Geração Tricolor participa de congresso na Argentina

Encontro mundial foi organizado pela fundação social do River Plate

22 MAR 2024 12:42 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Instituto Geração Tricolor, braço social do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, foi um dos representantes brasileiros no I Congresso de Futebol Para Inclusão e Desenvolvimento, organizado pela Fundación River, do C.A. River Plate. O encontro foi realizado no início desta semana, no Centro de Eventos do Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, capital argentina, e teve como objetivo proporcionar um espaço para difusão, sinergia e intercâmbio de conhecimento sobre as temáticas relacionadas com o esporte como ferramenta para o desenvolvimento sustentável. A iniciativa visou atingir líderes e referências em fundações, áreas de responsabilidade social e sustentabilidade em clubes de futebol profissional.  

Durante dois dias, os participantes discutiram temas importantes como o impacto dos clubes na sociedade, o futebol como agente de mudanças na igualdade de gênero e como ferramenta de inclusão para pessoas com descapacidade, as fundações referências nos clubes da América Latina, suas situações nos dias de hoje e a educação por meio do futebol.

“Participar deste congresso representando e levando os nomes do Grêmio e do IGT nos possibilitou estar num espaço de troca e sinergia. Ampliamos ideias futuras e reforçamos o trabalho tão lindo e necessário realizado pelo nosso Clube”, declarou Andréa Pagliarini, Supervisora Educacional do IGT.

“Conhecer a realidade de outros estados e países é identificar a vulnerabilidade no mundo. Porém, o congresso nos permitiu sentir esperança de uma mudança significativa. O futebol ultrapassa fronteiras e pode nos levar a inúmeras oportunidades”, acrescentou a Coordenadora Pedagógica do Intituto Geração Tricolor, Laura Rossi.

As representantes gremistas entregaram uma camisa oficial do Grêmio à presidente da Fundación River, Clara D'Onofrio, e um livro contando a história do IGT à diretora executiva, Lucía de la Vega.

Além de Grêmio e do anfitrião River Plate, participaram do congresso representantes do Flamengo, São Paulo, Athletico-PR, Internacional, Peñarol-URU, Nacional-URU, Racing Club-ARG, Rosario Central-ARG, Universitario-PER, Olimpia-PAR, Cerro Porteño-PAR, Atlético Nacional-COL, Bolívar-BOL, Independiente del Valle-EQU, Atlético de Madrid-ESP e Benfica-POR, além da CONMEBOL, membros de várias confederações nacionais e comandantes de instituições e fundações defensoras de causas sociais da América Latina e Europa.    

Fotos: Divulgação CA River Plate

IGT em Buenos Aires 18 e 19/03/2024