Assinado!

Integrante da LIBRA, Grêmio celebra acordo histórico para venda de direitos de transmissão

Acordo é válido para as temporadas de 2025 a 2029

08 MAR 2024 21:00 | Atualizado em 09 MAR 2024 10:48 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio FBPA, integrante da LIBRA - Liga do Futebol Brasileiro, assinou um contrato histórico pelos direitos de transmissão da Série A do Campeonato Brasileiro. O contrato garante à Globo a exclusividade nacional para transmissão dos jogos em TV aberta, fechada, streaming e pay-per-view, e vale a partir de 2025 até 2029. Para tanto o grupo de mídia vai pagar mais de 6 bilhões de reais aos clubes da LIBRA durante os cinco anos. É a primeira vez que um bloco de clubes fecha um contrato conjunto para a venda da totalidade dos direitos de seus jogos como mandantes no Brasileirão.

O presidente do Grêmio Alberto Guerra celebrou o momento: “representa um marco significativo. O acordo não apenas consolida a LIBRA como uma entidade relevante no cenário esportivo nacional, como também garante ao Grêmio uma fonte substancial de receita e oportunidades nos próximos anos”.

Dos mais de 6 bilhões de reais cerca de 1.3 bi serão pagos anualmente. Eles correspondem aos direitos de TV aberta e fechada. Haverá um adicional referente às receitas provenientes do pay-per-view. Os valores podem ser alterados para cima ou para baixo caso haja um maior número de clubes aderindo à LIBRA, ou uma redução dos integrantes que participam da série A.

A divisão dos recursos foi aprovada em assembleia geral da LIBRA e respeita a fórmula: 40% igualitário, 30% performance e 30% audiência. Caberá ainda um repasse de 3% do valor total para os clubes da LIBRA que estiverem na Série B, como forma de estimular a competitividade no cenário nacional.