Resgate Histórico

Grêmio define marco zero sobre homenagem à fundação do Clube no Centro Histórico de Porto Alegre

Iniciativa resgata o ponto exato que não foi precisamente registrado na Ata de Fundação

14 NOV 2023 17:32 | Atualizado em 16 NOV 2023 12:43 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio FBPA começou nesta terça-feira, 14, a escrever mais um importante capítulo de seus 120 anos de história. O presidente do Conselho de Administração Alberto Guerra, juntamente com o do Conselho Deliberativo Alexandre Bugin, seu vice Roger Fisher e o vice-prefeito de Porto Alegre Ricardo Gomes, realizou uma vista técnica no Centro Histórico de Porto Alegre para definir o marco de onde foi fundado o Clube, em 15 de setembro de 1903.

A iniciativa, baseada no trabalho de pesquisa realizado pelo gremista Rafael Padoin Nenê, visa valorizar e, principalmente, “organizar fatos históricos que foram referências para os relatos transmitidos de geração para geração e que contribuíram para manter rica a história do Clube, mesmo que detalhes tenham se perdido”. Esta citação presente no documento se refere à falta de um endereço exato à Ata de Fundação, embora haja consenso histórico de que o fato ocorreu na atual Rua José Montaury, em frente à Praça Quinze de Novembro. Após a averiguação do ponto exato, o Clube, em parceria com o Prefeitura Municipal, planeja uma homenagem ao Grêmio com referência ao local antes de fechar o ciclo dos 120 anos.

De acordo com o presidente Alberto Guerra, iniciativa como essa são fundamentais no cuidado e respeito que se devem ter à história do Grêmio: “Os valores que defendemos hoje tem origem em detalhes que precisam ser resgatados e preservados para que as gerações futuras conheçam nosso passado com exatidão e a partir disso possam perpetuar nossa cultura”. Opinião compartilhada pelo presidente do Conselho Deliberativo Alexandre Bugin: “É muito importante resgatarmos o marco de fundação do nosso Grêmio. Valorizar esse passado é garantirmos a perenidade e a importância desses 120 anos de conquistas e glórias do nosso Tricolor”

O vice-prefeito Ricardo Gomes também exaltou a importância do projeto para a Capital: “A Prefeitura apoia este resgate no tempo, que busca homenagear a história e o exato local da fundação do Grêmio, assim como contribui na valorização do nosso Centro Histórico".

Foi então, em 15 de setembro de 1903, que um grupo de rapazes se reuniu no Salão Grau, restaurante de um hotel da rua 15 de Novembro, atual José Montaury, localizado onde estão agora os fundos da Galeria Chaves e deu início à história de uma instituição vencedora, disposta a superar todos os desafios. Carlos Luiz Böhrer foi eleito o primeiro Presidente, sem jamais imaginar a projeção mundial que o Grêmio um dia alcançaria.

Fonte: Museu do Grêmio e pesquisa de Rafael Padoin Nenê

Fotos: Renan Jardim / Grêmio FBPA

Marco de fundação Grêmio - 14/11/2023