40 anos!

Grêmio homenageia Gurias Gremistas precursoras do Futebol Feminino no Clube

Atletas de 1983 celebraram 40 anos de luta contra o preconceito

12 NOV 2023 15:45 | Atualizado em 12 NOV 2023 20:10 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Antes da partida deste domingo, contra o Corinthians, pelo Brasileirão, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense prestou uma justa homenagem às pioneiras do Futebol Feminino dentro do Clube. Há 40 anos, no histórico 1983, o Tricolor participava do primeiro Campeonato Estadual da modalidade.

Atletas que faziam parte daquele grupo foram recebidas no gramado da Arena capitaneadas por Marianita Nascimento, um dos símbolos da luta contra o preconceito, dentro e fora de campo, sempre em prol das mulheres no futebol, e hoje Diretora do Departamento de Futebol Feminino do Grêmio, nomeação ocorrida na última terça-feira.

O Departamento já havia dado o pontapé inicial em 1980, na gestão do presidente Hélio Dourado, mas a modalidade ainda era proibida no país. Após muita luta e a regularização, as Gurias Gremistas foram oficializadas pelo Clube em 1983, sob o comando de Fábio Koff.

Além dos jogos do Campeonato Gaúcho, a equipe gremista disputou diversos amistosos no Estado e fora dele. Um dos mais emblemáticos foi contra o Bangu do Rio de Janeiro, em pleno Maracanã, na preliminar de Grêmio e Flamengo pela Copa Libertadores da América, em 5 de junho de 1983. Naquele ano, passaram pelo Tricolor cerca de 37 jogadoras.

Na homenagem de hoje, estiveram presentes Marianita Nascimento, Aninha Gasparotto, Dione Webber, Gisela Pithan (a “Piu”), Ivone Dallegrave, Lacy Vianna, Márcia Macalão, Maria Aparecida Granado, Marinilsa de Souza, Lili Santos, Neisa Chagas, Rosamaria, Rosane Rollo, Silvia Fattori e Vera Marcelino. Todas receberam camisas tricolores personalizadas e com a numeração alusiva aos 40 anos.


Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Pioneiras Futebol Feminino no Grêmio 40 anos - 12/11/2023