Grêmio 120 anos!!

88ª edição do Jantar Farroupilha celebra conquista histórica do Grêmio

Evento encerrou programação em comemoração aos 120 anos do Clube

26 SET 2023 20:21 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio encerrou na noite desta terça-feira, 26, as festividades dos 120 anos do Clube com a 88ª edição do Jantar Farroupilha. O evento realizado na Churrascaria Schneider, em Porto Alegre, é uma das mais tradicionais celebrações do Clube e comemora a conquista do Campeonato Citadino de 1935, denominado Campeonato Farroupilha, já que foi disputado no ano do centenário da Guerra dos Farrapos, levante que marcou a história do povo gaúcho.

O historiador do memorial do Grêmio Daison Santana apresentou um relato sobre a celebração que ocorre desde o ano inicial e que se manterá por 100 anos conforme o costume. Logo depois, o presidente do Grêmio Alberto Guerra iniciou sua fala agradecendo a presença de todos e destacando sobre a importância da tradição: "Uma celebração histórica de uma conquista do maior time da cidade. Carregamos o nome de Porto Alegre e só poderia ser o Grêmio o vencedor de um título como o que foi disputado. Só poderia ser o Grêmio, o primeiro vencedor dos clássicos marcantes. O único Clube a dominar uma região com a maior torcida do Sul do Brasil. E essa marca justamente no centenário da Revolução Farroupilha não é uma coincidência, pois teria também que ser o Grêmio a ficar com esse título importante", falou Guerra. 

Estiveram presentes os vice-presidentes do Conselho de Administração  Gustavo Bolagnesi, Eduardo Magrisso, José Carlos Duarte, Fábio Floriani e Luciano Feldens. Também acompanharam o evento o presidente do conselho deliberativo Alexandre Bugin, o vice-presidente do colegiado Roger Fischer; o vice-presidente de futebol Antônio Brum, o chefe de gabinete da presidência Alexandre Rossato e o secretário do conselho de administração Rodrigo Karan, o CEO do Clube Márcio Ramos e a executiva de planejamento Christina Muniz.

No dia 22 de setembro de 1935, o Grêmio venceu o Internacional, na Baixada, pelo placar de 2 a 0. O adversário era favorito e jogava pelo empate. Os gols anotados por Foguinho e Lacy, nos minutos finais do cotejo, deram um tom ainda maior de dramaticidade à decisão e a euforia tomou conta de todos. Na comemoração do título, naquela mesma noite, o técnico Sardinha, entusiasmado pela façanha do Tricolor, decretou que a conquista seria celebrada por 100 anos a partir dali. Sendo assim, a celebração ocorrerá até 2035.

A noite foi abrilhantada também pela participação dos familiares dos jogadores que atuaram naquele Gre-Nal, Lacy Alfama, Alcides Veronezi, Mario Pereira, Luiz Luz, Sardinha I e Sardinha II, orgulhosos de manterem viva a tradição que começou há 88 anos. Assim como vários cônsules, conselheiros, funcionários e torcedores em geral. 

Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

88 Jantar Farroupilha