120 anos!

Sessão Solene do Conselho Deliberativo tem Calçada da Fama e nova foto na Galeria dos Patronos

Evento homenageou ex-atletas campeões mundiais e Patrono Cacalo

15 SET 2023 20:37 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Na noite desta sexta-feira, 15/09, no saguão no Portão A da Arena, a Sessão Solene do Conselho Deliberativo do Grêmio finalizou o dia de comemorações pelos 120 anos do Tricolor.

O tradicional evento, que faz parte da Programação Oficial de Aniversário, contou com dois momentos especiais e que entrarão para história do Clube: as cerimônias da Calçada da Fama em homenagem aos ex-atletas campeões mundiais Baidek, Paulo Cezar Magalhães e Bonamigo e o descerramento da foto de Luiz Carlos Pereira Silveira Martins na Galeria dos Patronos do Grêmio.

A Sessão Solene, que teve a jornalista Carla Fachim como mestre de cerimônias e a transmissão ao vivo pela Grêmio TV, foi aberta oficialmente pelo presidente do CD, Alexandre Bugin, que saudou todos os presentes e passou a palavra para o presidente do Conselho de Administração, Alberto Guerra.

Em seu discurso, Guerra se disse orgulhoso em fazer parte deste momento. Relembrou as conquistas dos ex-atletas homenageados além de salientar a grandeza do Patrono Luiz Carlos Silveira Martins para a história do Clube. Fez também uma menção especial à torcida gremista e à festa que será realizada neste sábado, na Arena, em comemoração aos 120 anos do Tricolor.   

Na sequência, Jorge Baidek, Paulo Cezar Magalhães e Paulo Bonamigo colocaram seus pés na Calçada da Fama do Grêmio. Cada um recebeu uma camiseta do Clube alusiva à homenagem. Elas foram entregues pelo vice-presidente do Conselho Deliberativo, Roger Fischer; pelo vice-presidente do Conselho de Administração, José Carlos Duarte; e pelo presidente da Comissão Memorial do Grêmio, Fernando Di Primio.  

O roteiro devolveu a palavra ao presidente do Conselho Deliberativo, Alexandre Bugin, que fez seu discurso celebrando o aniversário do Clube. Ele fez um breve apanhado da trajetória vitoriosa da instituição desde a fundação em 1903 até os dias de hoje. Salientou o pioneirismo do Clube em sempre se antecipar aos movimentos sociais. Relembrou Everaldo, a estrela dourada na bandeira; Eurico Lara, o Craque Imortal, e Lupicínio Rodrigues, autor do nosso Hino Oficial.

No final, Bugin chamou o Patrono e ex-presidente Luiz Carlos Pereira Silveira Martins para o descerramento de sua foto oficial na Galeria dos Patronos do Grêmio. Ele se junta a Aurélio de Lima Py, Fernando Kroeff e Hélio Dourado. Antes de seu discurso, Cacalo recebeu também uma placa com o diploma que reconhece os serviços de excepcional relevância prestados ao Tricolor.

Emocionado, o novo patrono gremista fez questão de dividir o momento com todos os presentes. Mencionou algumas personalidades e destacou os ex-atletas campeões mundiais. Relembrou sua trajetória como gremista, sendo sócio desde 1955 e conselheiro desde 1974. Com humildade, finalizou dizendo que ainda precisa se acostumar à nova função, mas que fará o possível para honrar o cargo sempre em prol do Clube.

O evento contou com a presença dos ex-presidentes, Alberto Guerreiro e Paulo Odone Ribeiro; dos membros do Conselho Consultivo, Carlos Biedermann, Jorge Bastos e Raul Régis de Freitas Lima; secretários do CD, Luis Gustavo Garrido e Nilo Lagoas; dos vice-presidentes do CA, Eduardo Magrisso, Flávio Floriani, Geraldo Correa, Gustavo Bolognesi, José Carlos Duarte e Luciano Feldens; do Secretário Geral do CA, Rodrigo Karan; do Chefe de Gabinete, Alexandre Rossato; do CEO, Márcio Pinto Ramos; dos executivos do CA, conselheiros, funcionários e torcedores.       

A Sessão foi encerrada aos acordes do Hino Oficial do Grêmio.         

Confira abaixo as fotos e o link da transmissão da Grêmio TV

Fotos: Everton Silveira/Grêmio FBPA

Sessão Solene do Conselho Deliberativo, Calça da Fama, Quadro Patrono Cacalo - 15/09/2023