Futebol Feminino!

25 anos depois, Grêmio disputa amistoso com Nacional-URU 

Pela quarta vez na história da modalidade, Tricolor enfrenta a equipe uruguaia

29 AGO 2023 10:00 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

As Gurias Gremistas terão, no próximo mês, um desafio que prepara a equipe ainda mais para o segundo semestre da temporada. Pela quarta vez na história da modalidade feminina, o Tricolor enfrenta o Nacional, do Uruguai em jogo amistoso. 

Nesta oportunidade, o Grêmio entra em campo no dia 7 de setembro, às 19h, no Estádio Municipal Casto Martínez Laguarda, na cidade de São José de Mayo, a 79 km da capital Montevidéu, no Uruguai. A partida contará com a presença de público, que poderá acessar o local mediante a compra de ingressos ao valor de $100 pesos uruguaios, R$13. 

O duelo é resultado de uma iniciativa do Grêmio e do Nacional-URU, pensando em melhor aproveitamento do calendário de futebol feminino e visando a preparação para as competições de ambas as equipes na temporada.  

NA HISTÓRIA 

Na modalidade feminina, Grêmio e Nacional-URU já se enfrentaram em três oportunidades no passado. No dia 13 de junho de 1998, as equipes entraram em campo para um amistoso, realizado em Montevidéu, a convite do clube uruguaio, então campeão nacional. Na época, a partida foi disputada no Estádio Gran Parque Central e terminou no empate de 2 a 2, com os gols gremistas marcados por Taís e Xuxa. 

Depois da excursão a Montevidéu, foi a vez do Grêmio retribuir o convite das uruguaias, promovendo um amistoso no Estádio Olímpico, que aconteceu há exatos 25 anos, no dia 29 de agosto de 1998, como preliminar da equipe profissional masculina de Grêmio e Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro. Com dois gols de Taís e um de Bel, a equipe gremista venceu o Nacional por 3 a 1. 

O terceiro duelo aconteceu no dia 17 de junho de 2001, na campanha do título da Copa Mercosul de Futebol Feminino. Na ocasião, o Grêmio venceu o Nacional por 2 a 0.

A relação entre Grêmio e Nacional sempre foi harmônica, com ídolos compartilhados, conquistas semelhantes, torcidas identificadas e histórias que se encontram. O Tricolor divide atletas de grande importância como o ex-zagueiro Hugo De Leon e, atualmente, Luis Suárez.  Em termos de títulos, as duas equipes compartilham Copas Libertadores da América.

Foto: Acervo Museu do Grêmio FBPA