Grêmio Força

Conselho Deliberativo é presenteado com obra de arte

Artista Juliano Lopes também é responsável por painéis que ornamentam túnel de acesso ao campo

29 MAI 2023 22:33 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Na noite desta segunda-feira, durante sessão ordinária do Conselho Deliberativo do Grêmio, o presidente do CD, Alexandre Bugin, destacou o recebimento da obra de arte intitulada “Grêmio Força”, que foi doada ao Clube pelo artista, Juliano Lopes.

Bugin, juntamente com o vice, Roger Fischer, fez o descerramento do quadro diante dos conselheiros. Ele enalteceu a qualidade do trabalho do artista, que também será responsável por uma pintura em um dos camarotes da Arena, e agradeceu o presente recebido: “É uma obra maravilhosa! Agradeço em nome de todo o Conselho Deliberativo, tanto de hoje quanto do que nos antecedeu desde a inauguração da Arena. Este quadro, assim como os painéis que estão no acesso ao gramado, continuarão nos abençoando. Vai ver que é por isso que nunca perdemos uma decisão dentro da nossa nova casa”, brincou.

Morando há sete anos na cidade de Ivoti, no pé da Serra Gaúcha, Juliano Lopes, 45 anos, é formado em Arte pela Universidade Federal de Santa Maria, cidade onde nasceu. Sócio do Tricolor e gremista desde pequeno, o artista também é responsável pelos dois painéis localizados no corredor que dá acesso ao gramado da Arena. Intitulados “Alma e Raça” e “Vitórias e Conquistas”, as obras foram pintadas em 2012 para a inauguração da nova casa gremista.

“Trabalhei aproximadamente 14 horas por dia, de abril até dezembro, para que ficassem prontas até o dia da inauguração da Arena. Muitas vezes, eu chorava enquanto ia pintando tamanha a emoção e responsabilidade. Muita gente não sabe, mas os painéis têm também um propósito motivacional. Quando as duas equipes estão lado a lado no túnel pra entrar no gramado, no lado do time do Grêmio tem a representatividade da nossa alma, da nossa raça, para que os jogadores entrem com esse espírito, e no lado do visitante, tem a representação das nossas vitórias e conquistas, para que o adversário dê uma murchada no ânimo”, explica, destacando que o Grêmio é o único clube do mundo a possuir duas obras de arte no túnel de acesso ao campo. Inclusive, as estruturas feitas como suporte para acondicionar, expor e proteger as telas dos painéis foram projetadas pela própria esposa, a arquiteta Paula Kist Lopes.

Sobre a tela “Grêmio Força”, doada ao CD, Lopes explica a inspiração e o objetivo: “Ela foi feita apenas com as três cores do Grêmio. A pele do jogador ali representado não tem cor exatamente para mostrar que não importa nossa cor de pele. Somos todos um só. Ele representa a nação gremista e as nossas diferenças é o que nos une em uma força”, se emociona.

Foto: Márcio Neves

Foto: Arquivo pessoal