Sub-20

Grêmio sofre revés para o Cruzeiro no Campeonato Brasileiro Sub-20

Tricolor encara o Santos na próxima rodada

20 MAR 2023 18:30 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio não conseguiu repetir as atuações anteriores e acabou superado fora de casa pelo Cruzeiro, pelo Campeonato Brasieliro Sub-20. Na tarde desta segunda-feira, atuando no estádio Castor Cifuentes pela terceira rodada, em Nova Lima, o Tricolor acabou sofrendo o revés pelo placar de 4 a 2.

Logo aos dois minutos de jogo, após cobrança de escanteio, o atacante do Cruzeiro ganhou pelo alto no meio da área para desviar de cabeça e abrir o placar. Dez minutos depois, em rápido contra-ataque pelo lado direito, a bola foi rolada para o meio e o avante cruzeirense conseguiu mandar por baixo do goleiro Arthur para ampliar.

A partir daí os gremistas passaram a trocar mais passes para tentar baixar a poeira. Com a desvantagem tão cedo, buscou ter mais volume de jogo. Só foi chegar de forma mais efetiva em cruzamento fechado de Cuiabano da esquerda aos 23 minutos. Pedro Clemente se jogou de carrinho na pequena área, mas não alcançou para desviar ao gol. O Grêmio chegou ao ataque novamente com Rubens pelo lado direito, depois de boa abertura de jogada feita por Jefinho, aos 32 minutos. Ele conduziu, puxou para o meio e arriscou o chute da entrada da área, por cima da meta.

A partir daí o jogo ficou mais equilibrado, com o Grêmio rondando a área do time local, mas sem conseguir criar oportunidades mais claras. Somente aos 45 minutos, Cuiabano ganhou da marcação, carregou a bola e arriscou o chute de fora da área, mas passou à esquerda. Aos 48 minutos, Rubens cruzou da esquerda. Lucas Kawan na pequena área disputou pelo alto e cabeceou por cima. No minuto seguinte, ainda deu tempo de Mila pegar a sobra da zaga e arriscar o forte chute de longa distância. A bola foi rasante e tirou tinta da trave direita, na última oportunidade gremista na etapa.

Para o segundo tempo, o Grêmio voltou com duas trocas. Caio Araujo e Lian entraram nos lugares de Mila e Nathan, respectivamente. Sabendo da necessidade de correr atrás do prejuízo do primeiro tempo, o Tricolor foi pra cima do adversário na etapa final. Teve volume de jogo e boas chegadas até conseguir descontar, aos oito minutos. Na batida do escanteio de Rubens pela direita, João Ramos ganhou da defesa para desviar firme de cabeça e mandar no canto direito. 2 a 1!

Mantendo a constância ofensiva, o Grêmio chegou novamente aos 15 minutos para deixar tudo igual. Lian recebeu o passe na intermediária ofensiva pelo lado esquerdo. Carregou a bola para ingressar na área, puxar para a perna esquerda e mandar o chute firme, no canto do goleiro que não alcançou. 2 a 2! Aos 20 minutos, em escapada do atacante cruzeirense pelo lado esquerdo, o chute que parecia despretencioso pegou uma curva e morreu no ângulo direito do goleiro Arthur. Ele ainda se esticou, mas não conseguiu desviar o terceiro gol do time da casa.

Na sequência, Lucas Caniggia entrou na vaga de Pedro Clemente. O Grêmio tentou voltar a pressionar como antes, principalmente em bolas alçadas na área. Aos 25 minutos, em cobrança de escanteio, João Ramos ganhou novamente da defesa da Raposa para desviar de cabeça para o chão. A bola quicou e o goleiro conseguiu tirar de manchete o que seria o gol de empate. Cinco minutos depois, Lucas Kawan cruzou na entrada da área. Lucas Caniggia escorou e Jefinho arrematou de canhota na caída da bola, mas o chute foi no meio, facilitando a ação do arqueiro.

Aos 33 minutos, em cobrança de pênalti, o time da casa aumentou a vantagem. Por fim, entraram na partida Paulo, Cristiano e Thalyson, para as saídas de João Ramos, Lucas Kawan e Ronald, respectivamente. Aos 39 minutos, depois de cruzamento de Cuiabano da esquerda, o goleiro espalmou para a entrada da área. Rubens dominou e bateu por elevação, encobrindo o goleiro, mas o zagueiro tirou em cima da linha o gol de desconto.

O Grêmio segue na zona de classificação para a próxima fase da competição, na quinta colocação com seis pontos em três partidas. Volta a atuar na sexta-feira, às 20h, quando recebe o Santos no CFT Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul.

Escalação: Arthur; Lucas Kawan (Cristiano), Viery, João Ramos (Paulo) e Cuiabano; Mila (Caio Araujo) e Ronald (Thalyson); Rubens, Jefinho e Nathan (Lian); Pedro Clemente (Lucas Caniggia).

Técnico: Airton Fagundes.

Foto: Gledston Tavares/BHFOTO