Base forte

Grêmio estreia com vitória sobre o Athletico-PR no Brasileiro Sub-20

Técnico Airton Fagundes também fez seu primeiro jogo comandando a categoria

02 MAR 2023 17:42 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

A equipe Sub-20 do Grêmio derrotou o Athletico-PR pelo placar de 2 a 1 na tarde desta quinta-feira(2), pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro da categoria. Com dois gols do meia Ronald, o Tricolor conquistou seus primeiros três pontos na competição. A partida realizada no CFT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, também marcou muito bem a estreia do técnico Airton Fagundes, que estava na Sub-17 e foi promovido nesta temporada. 

Com ótimas chances desde os primeiros minutos, o Grêmio pouco foi ameaçado pelos visitantes em boa parte do primeiro tempo. O capitão Ronald comandou a transição entre os setores em boas chegadas utilizando as laterais. Cuiabano pela esquerda e Lucas Kawan na direita, abriram o campo para as tentativas de cruzamento na área. Mais adiantados, Zinho e Rubens também foram ótimas opções para incomodar os marcadores do time paranaense. 

O sistema defensivo com o volante Mila garantiu boa proteção aos zagueiros Viery e João Ramos, que foram muito efetivos quando o time do Athletico-PR começou a atacar mais na parte final da primeira etapa. 

Para segurar os avanços do adversário, o time comandado pelo técnico Airton Fagundes não recolheu suas linhas e apostou no ataque. Aos 45 do primeiro tempo, Cuiabano fez boa jogada pelo lado esquerdo e cruzou na medida para Ronald subir mais que a zaga e abrir o marcador em Eldorado do Sul. 

Na volta do segundo tempo, sem alterações no elenco, em menos de três minutos o Grêmio já havia criado duas ótimas oportunidades de gol. Pedro Clemente, que no primeiro tempo quase marcou, empurrou para o fundo das redes dentro da pequena área, mas o impedimento foi marcado anulando o gol gremista. 

Com mais volume de jogo, o Grêmio manteve qualidade no meio, articulando muito bem as jogadas com Kauan Kelvin e continuou com a postura de usar os lados para os atacantes mais avançados. 

As primeiras trocas do Grêmio ocorreram aos 15 minutos da etapa final, com as entradas de Cristiano no lugar de Lucas Kawan e Jefinho substituíndo Pedro Clemente.

A equipe visitante conseguiu pressionar e equilibrar a posse de bola, somando boas chegadas no ataque. Aos 20 minutos, Wallace recebeu na entrada da área e chutou no canto para empatar a partida. 

Com 21 minutos outra alteração por lesão. O zagueiro João Ramos acabou sentido dores na panturrilha e foi subsituído por Paulo. Outras duas trocas ocorreram com 31 minutos do segundo tempo. Zinho deixou o campo para entrada de Nathan e Caio Araújo ficou na vaga de Kauan Kelvin.   

Com decisões complicadas entre segurar o resultado e avançar para vitória, o elenco apostou no triunfo. Aos 42 minutos, após cobrança de falta, José Guilherme colocou na medida certa para Ronald aparecer novamente de cabeça e estabelecer a vitória do Grêmio. 

Na reta final do jogo, o goleiro Arthur foi fundamental para garantir os três pontos com boas defesas no alto. O adversário optou por cruzamentos na pequena área, mas foi parado pelo goleiro gremista. 

Com a vitória, o Grêmio soma seus primeiros três pontos e fica na ponta de cima do Grupo B no Campeonato Brasileiro Sub-20. A equipe volta aos treinos nesta sexta-feira e já inicia a preparação para encarar o próximo adversário. Fora de casa, o Tricolor irá enfrentar o Fortaleza no dia 8 de março, às 15h, no Estádio Presidente Vargas.

Escalação: Arthur, Lucas Kawan (Cristiano), João Ramos (Paulo), Viery e Cuiabano (José Guilherme); Mila, Ronald e Kauan Kelvin (Caio Araújo); Rubens, Zinho (Nathan) e Pedro Clemente (Jefinho).

Técnico: Airton Fagundes

Fotos: Rodrigo Fatturi / Grêmio FBPA

Brasileiro Sub-20 2023 - Grêmio x Athletico-PR