3 pontos!

Grêmio derrota o Guarani e assume a liderança do Grupo 8 na Copa São Paulo

Tricolor teve sua primeira vitória na competição

05 JAN 2023 21:28 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio conquistou a sua primeira vitória na Copa São Paulo de Futebol Júnior, na noite desta quinta-feira, assumindo a liderança do Grupo 8. Atuando no estádio José Lancha Filho, em Franca, pela segunda rodada na primeia fase, o Tricolor bateu o Guarani pelo placar de 3 a 1. Os gols gremistas foram marcados por João Pedro, Pedro Clemente e Zinho.

Logo com um minuto de partida, em rápida jogada de ataque gremista, a zaga do Bugre afastou para a entrada da área. Antes mesmo da meia-lua, Mila arriscou o forte chute e a bola passou por cima, tirando tinta do travessão. Aos 10 minutos, Kauan Klevin cobrou o escanteio da direita por baixo. A bola passou pela área e Hiago pegou perto do bico da grande área, pela esquerda. Ele cortou a marcação e bateu rasteiro, passando sem perigo à direita.

O campo pesado pelas chuvas no estádio Lanchão dificultava a troca de passes. Assim, o gol gremista veio em bola alçada, aos 19 minutos. Cristiano pegou a sobra da intermediária ofensiva e mandou na área. Pedro Clemente disputou com o zagueiro que tirou de cabeça para frente. João Pedro não deixou a bola quicar e pegou de primeira com o peito do pé direito, acertando raro chute no canto esquerdo. 0 a 1!

Aos 24 minutos, a defesa do Guarani saiu jogando errado e Zinho pressionou para roubar a bola. Ele carregou da esquerda para o centro para arriscar o chute cruzado da risca da grande área. O goleiro espalmou para frente e o centroavante Pedro Clemente fechou na área para cutucar pro fundo do barbante. 0 a 2! Porém, no minuto seguinte, veio a resposta do adversário. Eliseu girou pra cima da marcação para chegar ao fundo, na área. Ele só rolou para trás e o chute foi defendido parcialmente por Arthur. No rebote, Théo concluiu por baixo para descontar. 1 a 2.

O Grêmio chegou novamente aos 35 minutos, em iniciativa individual de Pedro Clemente. Ele recebeu de costas, se livrou do marcador e girou o corpo para conduzir a bola e arriscar o chute da intermediária. A batida cruzada quicou no gramado para ganhar velocidade, mas o arqueiro defendeu sem dar rebote. Cinco minutos depois, em cobrança de escanteio de Rubens pela direita, Viery se adiantou ao zagueiro para desviar de cabeça em diagonal, mas a bola passou para fora.

Para a etapa complementar, o Grêmio voltou com a mesma equipe. Logo no primeiro ataque, com um minuto, Pedro Clemente teve duas chances em sequência. Primeiro em conclusão dentro da área, que o goleiro espalmou pra frente, do jeito que deu. Logo depois, em cruzamento na medida da esquerda de Wesley Costa na segunda trave. Pedro testou de cabeça e o goleiro conseguiu bloquear o que seria o terceiro gol. Dominando as ações, o Grêmio chegou novamente aos 16 minutos. Zinho recebeu o passe de Kauan Kelvin e arriscou o chute rasante do bico da grande área, mas o goleiro fez a intervenção.

Com a sequência do jogo e o campo ficando gradativamente mais embarrado, poucas oportunidades mais claras de gol foram criadas. As primeiras trocas foram promovidas. Deixaram o campo Mila e Wesley Costa para as entradas de Guilherme Schneiders e Caio Araujo, respectivamente. Outra boa chance veio com Zinho, aos 33 minutos. Ele ameaçou fazer a abertura e trouxe para o meio. Na finalização rasteira, o arqueiro bugrino conseguiu defender em dois tempos. Depois disso, Pedro Clemente deixou o gramado para a entrada de Cheron.

Em conclusão perigosa do time do Guarani, aos 37 minutos, o goleiro Arthur se esticou no canto direito para mandar para escanteio. Na sua primeira iniciativa, Cheron ganhou a dividida na extrema direita de ataque, aos 40 minutos. Dominou e logo cruzou na área, na medida para Zinho. Ele dominou, cortou a marcação para dentro e bateu de chapa, no ângulo esquerdo. Um golaço para definir o primeiro triunfo gremista na Copinha 2023. 1 a 3!

Já nos acréscimos, aos 46 e aos 48 minutos, ainda deu tempo para o Guarani tentar em dois chutes diminuir a diferença, mas o arqueiro Arthur fez importantes intervenções para manter o resultado.

Com isso, o Grêmio assumiu a liderança isolada do Grupo 8, com quatro pontos somados em duas partidas. Volta a atuar no domingo, às 17h15, diante do time da casa, a Francana, podendo empatar para confirmar a classificação para a segunda fase da competição.

Escalação: Arthur, Cristiano, João Pedro, Viery e Wesley Costa (Caio Araujo); Mila (Guilherme Schneiders) e Hiago; Rubens, Kauan Kelvin (Lidorio) e Zinho; Pedro Clemente (Cheron).

Técnico: Luís Eduardo.

Fotos: Renan Jardim/Grêmio

Primeira fase do Grêmio na Copa SP - Grupo 8

2/1 (Segunda) - 19h30 - Grêmio 0 x 0 Cruzeiro-AL
5/1 (Quinta) - 19h30 - Guarani-SP 1 x 3 Grêmio
8/1 (Domingo) - 17h15 - Francana-SP x Grêmio (SporTV)

Demais datas:
Segunda fase - 12/01 e 13/01
Terceira fase - 14/01 e 15/01
Oitavas de final - 16/01 e 17/01/2023
Quartas de final -18/01 e 19/01/2023
Semifinal - 21/01 e 22/01
Final - 25/01

 

Copa São Paulo 2023 - Guarani x Grêmio