Parece que foi ontem

Arena do Grêmio comemora 10 anos de história

Tricolor cresceu junto com sua torcida

08 DEZ 2022 12:24 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Parece que foi ontem, mas o tempo passa rápido e muita coisa aconteceu. Neste dia 8 de dezembro de 2022, a Arena do Grêmio completa dez anos de existência. Um projeto que parecia impossível de acontecer, mas que saiu do papel e se transformou, na época, na maior e mais moderna Arena da América Latina, superando os padrões exigidos pela FIFA. Um estádio com a cara e com o tamanho do Grêmio enchendo de orgulho o coração do torcedor. Cada espaço, cada detalhe, sendo projetado com carinho, dentro de um estudo de viabilidade, seguindo todos os protocolos exigido pelo poder público para se adequar ao plano diretor da cidade. Hoje, a Arena é uma realidade grandiosa e faz parte do dia a dia de milhares de pessoas, servindo como referência para quem sai ou para quem chega de Porto Alegre.

No dia 8 de dezembro de 2012, foi organizada uma grande festa de inauguração que culminou com a partida entre Grêmio e Hamburgo/ALE, reeditando a decisão do Mundial de 1983, no Japão. Para ficar dentro do protocolo, o Grêmio repetiu o placar: vitória de 2 a 1. Coube ao atacante André Lima marcar o primeiro gol da nova casa gremista. O primeiro gol oficial foi marcado por Elano, no vitória de 1 a 0 sobre a LDU do Equador, pela Copa Libertadores de 2013.

Multicampeão dentro do velho Estádio Olímpico, o Tricolor transferiu para a nova casa suas características de clube guerreiro e vencedor. Muitas vezes transformada em uma “panela de pressão”, não demorou para a Arena ser temida pelos adversários e se tornar um fator fundamental para levar o time de volta às grandes conquistas. Nestes dez anos de vida, a Arena viu o Grêmio levantar uma Libertadores, uma Recopa Sul-Americana, uma Copa do Brasil, cinco Estaduais, três Recopas Gaúchas, dois Estaduais Femininos, além de conquistas da Base, como um Brasileiro de Aspirantes.

Jogos inesquecíveis e personagens deixaram suas marcas na história da nova casa gremista. O empate na final da Copa do Brasil de 2016 por 1 a 1 com o Atlético Mineiro, foi o primeiro título da Arena. Como se não bastasse, o jogo contou com o maior público já registrado até hoje: foram 55.337 torcedores no total, quase mil a mais que a decisão da Copa Libertadores, contra o Lanús, em 2017, que aparece na segunda colocação.

O atacante, Diego Souza, com 55 gols marcados em 85 jogos, é o maior artilheiro da Arena. Ele aparece na frente de Everton Cebolinha, que marcou 43 gols em 141 jogos e Luan, que fez 41 gols em 160 partidas.

A maior goleada já registrada nestes dez anos da nova casa gremista foi uma vitória de 8 a 0 sobre o Aragua, da Venezuela, no dia 6 de maio de 2021, na disputa da fase de grupos da Copa Sul-Americana daquele ano. Infelizmente, um jogo sem público por conta da pandemia do Covid-19. Por falar em goleadas, impossível esquecer os 5 a 0 do clássico Gre-Nal 407 no dia 9 de agosto de 2015. Esta é a quinta maior goleada da Arena.

A casa gremista também serviu de palco para jogos da Seleção Brasileira, entre disputas de Eliminatórias para Copa do Mundo, Copa América e amistoso. Foi também sede de treinamento oficial para o Mundial do Brasil de 2014.

Além do futebol, durante estes dez anos de vida a Arena recebeu dezenas de grandes shows musicais e vários outros eventos, recebendo milhares de pessoas que usufruíram de tudo que a cada gremista oferece, em segurança, comodidade e modernidade.

Mas é só o começo. Números, marcas, curiosidades, são apenas estatísticas que, com o tempo, vão sendo superadas. A Arena faz parte da nossa história. O Grêmio cresce, o Grêmio evolui, junto com sua gente.

Parabéns, Grêmio! Parabéns, Arena, pelos 10 anos.

Seguimos contando essa história que não se acaba.    
 

Foto: Lucas Uebel