Na final!

Grêmio bate o Santos de virada e se classifica para a final do Brasileiro Sub-17

Tricolor derrotou o Peixe por 2 a 1 em Santo André

12 NOV 2022 00:33 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio foi gigante em Santo André e está na final do Campeonato Brasileiro Sub-17. Atuando no estádio Bruno José Daniel, pela volta nas semifinais, o Tricolor bateu o Santos de virada pelo placar de 2 a 1. Os gols da classificação gremista foram anotados por José Guilherme e Kauan Kelvin. A decisão será contra o Palmeiras e, de quebra, a equipe garantiu vaga na Supercopa do Brasil Sub-17, a ser disputada futuramente contra o próprio alvi-verde paulista.

Por indisposição relatada pelo meia Jefinho, o técnico Airton Fagundes teve de modificar a equipe, colocando Henry Douglas no time titular. Sob muita chuva durante todo o dia em São Paulo, o Grêmio entrou em campo para encarar o Santos após o empate de 2 a 2 na partida de ida. Logo aos dois minutos de bola rolando, o time mandante conseguiu uma escapada pelo lado direito da área e a conclusão de Deivid passou por baixo de Cassio, para abrir o placar.

Depois disso, o Grêmio tratou de trabalhar a posse de bola e empurrar o adversário para seu campo de defesa. Aos poucos foi conseguindo envolver o Santos e chegou a criar duas boas oportunidades não aproveitadas. A recompensa veio aos 27 minutos. Gustavo fez a jogada pela direita e cruzou rasteiro. A zaga rebateu para a entrada da área e a bola passou embaixo do pé de Henry Douglas, ficando amortecida. José Guilherme veio de trás e encheu o pé esquerdo para mandar uma bomba rasteira no canto esquerdo do goleiro santista. 1 a 1!

Na etapa complementar, o Tricolor voltou disposto a garantir a classificação no tempo normal. Pressionou muito e foi criando oportunidades com o goleiro fazendo ao menos três defesas difíceis para evitar o gol, em conclusões de Lucas Caniggia e Kauan Kelvin. Aos 17 minutos, após cobrança de escanteio, o ataque gremista tentou a conclusão e o defensor tirou o chute com o braço. Pênalti claro assinalado. Kauan Kelvin foi para a cobrança no minuto seguinte e bateu firme, rasteiro, no canto direito para decretar a virada. 1 a 2!

Após o gol, Lian e Leandro ingressaram na partida, nos lugares de Gustavo Gomes e Henry Douglas. O Grêmio seguiu dominando as ações da partida, tendo a chance de ampliar a vantagem, mas acabou pecando no acabamento das jogadas. Enquanto isso, o Santos já havia feito todas as três paradas para fazer suas substituições. Em seguida, um atleta se lesionou e o time santista passou a atuar com um a menos em campo.

Depois os volantes foram substituídos para aumentar a proteção defensiva. Saíram Josué e Caio Araújo para as entradas de Lucas Camilo e João Davi. Já na reta final, ainda deu tempo para a última substituição. Da Mata entrou no jogo para a saída de Lucas Caniggia. Nada que alterasse o panorama da partida até o apito final e a festa gremista em Santo André.

Com melhor campanha, o Grêmio tem a vantagem de mandar a decisão contra o Palmeiras em jogo único em sua casa. A partida no CFT em Eldorado do Sul será na próxima semana, com dia e horário a serem definido pela CBF.

Escalação: Cassio; Luiz Eduardo, João Lima, Viery e José Guilherme; Josué (Lucas Camilo) e Caio Araújo (João Davi); Gustavo Gomes (Lian), Kauan Kelvin e Henry Douglas (Leandro); Lucas Caniggia (Da Mata).

Técnico: Airton Fagundes.

Fotos: Rodrigo Fatturi/Grêmio

 

Semifinal Brasileiro Sub-17 - Santos x Grêmio