Igualdade

Grêmio empata com o São Luiz na ida das semifinais na Copa FGF - Troféu Tarciso Flecha Negra

Grupo de Transição abriu o marcador e sofreu o gol da igualdade no final

27 OUT 2022 17:12 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio abriu em igualdade a disputa das semifinais na Copa FGF - Troféu Traciso Flecha Negra. Na tarde desta quinta-feira, em partida disputa no Centro de Formação e Treinamento Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, o Grupo de Transição ficou no 1 a 1 com São Luiz. O gol gremista foi marcado por Kevin e Paulinho Santos deixou tudo igual.

A partida começou de forma muito disputada desde os primeiros movimentos, com a intensa disputa pela posse de bola. As duas equipes alternavam em chegadas ofensivas, porém não acertavam o último passe para levar maior ao gol adversário.

O time visitante buscou os contra-ataques para criar suas oportunidades. Na melhor delas, em chute cruzado do atacante, a bola passou na boca do gol e Negueba chegou atrasado, não podendo desviar ao gol. O Grêmio conseguiu levar maior perigo em bolas cruzadas na área. Em batida de falta lateral, Pedro Lucas alçou no meio da área e Ronald Falkoski desviou de cabeça, por cima da meta.

Aos 28 minutos, a primeira grande oportunidade de gol da partida. De pé em pé, o Grêmio foi trocando passes da esquerda para a direita de ataque. Jhonata Varela centrou a bola na área e Ronald Falkoski apareceu por trás do zagueiro para testar firme a bola. O goleiro Fabio Rampi teve velocidade de reação para espalmar para escanteio o que parecia ser o gol inaugural, salvando o São Luiz.

Quatro minutos depois, o zagueiro Rafael Costa deu o lançamento em diagonal para o lado direito de ataque. O defensor dominou e Thomas Luciano roubou a bola, já ingressando na área. Ao dar mais uma adiantada na bola, o último zagueiro veio para salvar, afastando de bico. Aos 36 minutos, Pedro Lucas recebeu o passe entre linhas para carregar a bola e arriscar o chute forte, mas a bola passou por cima do gol.

O time visitante conseguiu ter a sua melhor oportunidade em chute de fora da área de Negueba, aos 41 minutos. Ele puxou da esquerda para o centro e arriscou a batida forte que ainda fez um efeito, antes da defesa em dois tempos do goleiro Felipe Scheibig. Por torção no joelho direito, o volante Jhonata Varela acabou tendo que ser substituído aos 43 minutos, para a entrada de Gazão.

Na arrancada do segundo tempo, aos seis minutos, o São Luiz teve forte chegada em rápido contra-ataque. Após a tabela, o chute forte no canto esquerdo foi desviado com a ponta dos dedos pelo goleiro Felipe Scheibig, evitando o gol adversário. Três minutos depois, o Grêmio deu a resposta em forte chute de Fernando Henrique de fora da área, que o arqueiro espalmou para fora.

Aos 18 minutos o Grêmio fez boa transição ofensiva, originando uma sequência de oportunidades. Kevin recebeu o passe longo na extrema esquerda e centrou para Ronald. Ele deu o passe curto para Thiago Rosa que soltou para Vini Paulista. De primeira ele abriu para Kevin já ingressando na área. O colombiano rolou na pequena área e o zagueiro desviou no último momento para escanteio.

Na cobrança de escanteio, a zaga afastou o perigo, mas rapidamente a bola foi alçada na segunda trave. Ronald Falkoski escorou de cabeça para o primeiro pau. Kevin apareceu para testar firme de cabeça, aos 19 minutos. Em cima da linha o goleiro Fabio tentou defender, mas a bola entrou mansamente no canto direito. 1 a 0! Dois minutos depois o Tricolor teve mais uma chance em bola alçada que Thiago Rosa ganhou da marcação na área. No quique da bola ele arrematou de direita com o peito do pé, por sobre a meta.

Depois da vantagem construída, o time visitante procurou sair mais para o jogo, porém encontrou a defesa gremista bem postada, se sobrepondo a todas as investidas. Assim o Grêmio bem postado em campo, buscava os contra-ataques. Kevin foi substituído por Léo Fenga e Pedro Lucas por Vitinho. Por fim, saíram Thiago Rosa e Vini Paulista para as entradas de Cuiabano e Heitor, respectivamente.

O Grêmio teve boa chegada aos 43 minutos, em bola alçada na área por Cuiabano, Thomas Luciano dividiu com o zagueiro e a defesa tirou o perigo. Em contra-ataque no minuto seguinte, o atacante do São Luiz saiu de frente para o goleiro Felipe Scheibig. O arqueiro gremista cresceu para cima do avante e abafou o chute na hora certa, salvando o empate. Já nos acréscimos, aos 49 minutos, após confusão na área a bola sobrou para Paulinho Santos marcar.

Agora a decisão por uma vaga nas finais fica para a próxima terça-feira, às 20h, no Estádio 19 de Outubro, em Ijuí.

Escalação: Felipe Scheibig; Thomas Luciano, Gustavo Martins, Rafael Costa e Thiago Rosa (Cuiabano); Jhonata Varela (Gazão) e Fernando Henrique; Vini Paulista (Heitor), Ronald Falkoski e Pedro Lucas (Vitinho); Kevin (Léo Fenga).

Técnico: Cesar Lopes.

Fotos: Renan Jardim/Grêmio

 

 

Grêmio x São Luiz - Copa FGF - 27/10/2022