Homenagem

Grêmio inaugura busto de Lupicínio Rodrigues nesta terça-feira

Cerimônia inicia às 17h, ao lado da Calçada da Fama, e vai contar com tributo aberto ao público

19 SET 2022 15:44 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Tricolor irá homenagear mais uma importante personalidade de sua história fora das quatro linhas e que deixou um enorme legado ao Clube: o Hino do Grêmio. O cantor e compositor Lupicínio Rodrigues será eternizado com um busto em sua homenagem ao lado da Calçada da Fama, na esplanada oeste da Arena. O lançamento da obra acontece às 17h desta terça-feira, 20, antes da partida entre Grêmio x Sport. A cerimônia será aberta aos torcedores e, além da presença de familiares do homenageado, contará com a apresentação do Trio In Lupi, banda de Porto Alegre conhecida por interpretar o trabalho do compositor.

A escultura em bronze tem junto com a base 1, 85m de altura e foi produzida por Sérgio Coirolo, escultor gremista natural de Cruz Alta e radicado em Florianópolis.

A homenagem foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Deliberativo em 2019, quando o conselheiro Juliano Ferrer apresentou a proposta para o colegiado. A ideia integra as ações do “Clube de Todos”, criado pelo Tricolor para promover a luta contra todas as formas de preconceito e de intolerância.

Lupicínio Rodrigues   

Nascido em Porto Alegre, Lupicínio Rodrigues passou a frequentar desde muito cedo as rodas de samba da capital, tanto que, aos 14 anos, compôs sua primeira canção: “Carnaval”. Admirador das coisas mais simples da vida, era um apaixonado pela música, pela boemia e pelo Grêmio. Em 1953, sentado em um bar da Praça Garibaldi, compôs a marcha para o cinquentenário do Clube, que logo cairia no gosto dos torcedores e se tornaria o Hino Oficial do Grêmio. Ao longo das estrofes, Lupi destacou a fé, o fanatismo e o amor da torcida gremista. O compositor faleceu em 1974, perto de completar 60 anos de idade.