De Seleção! 

Gurias Gremistas são homenageadas na Arena pela conquista do bronze no Mundial Sub-20 

Atletas Pati Maldaner, Rafa Levis e Luany, assim como a fisioterapeuta Letícia Ribas estiveram no estádio na partida entre Grêmio x Vasco e foram homenageadas pelo feito 

11 SET 2022 13:35 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

No intervalo da partida entre Grêmio x Vasco, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena, as três atletas das Gurias Gremistas, a zagueira Pati Maldaner, a meia Rafa Levis e a atacante Luany, além da fisioterapeuta Letícia Ribas, foram homenageadas pela conquista do bronze no Mundial Sub-20, junto a Seleção Brasileira, no último mês. 

As jogadoras e a fisioterapeuta do Tricolor receberam das mãos do vice-presidente Guto Peixoto uma camisa tricolor, com o nome e a competição estampadas em bronze, referenciando o terceiro lugar alcançado na Copa do Mundo Sub-20. No intervalo da partida, as atletas acessaram o gramado e receberam os aplausos dos  mais de 50 mil torcedores presentes. 

A campanha foi histórica. Depois de 16 anos, a Seleção Brasileira da categoria voltou a ocupar o ranking das melhores seleções do mundo, ao garantir o 3º lugar na Copa do Mundo e fazer o melhor campeonato de todas as Copas disputadas.  

Esse capítulo na vida das gurias começou no último dia 27 de julho, quando o técnico Jonas Urias anunciou a lista de convocadas para representar o Brasil na Copa do Mundo Feminina FIFA Sub-20 e as jogadoras começaram então a escrever uma nova história com a camisa amarela. 

Presença frequente nas convocações, tanto Pati Maldaner, como Rafa Levis e Luany já haviam conquistado neste ano o título do Sul-Americano com a canarinho. Mas uma campanha ainda maior estava por ser feita, com a disputa do Mundial, na Costa Rica. O mês de agosto sempre será lembrando por elas pelo feito: Foram sete jogos disputados, cinco vitórias, um empate e uma derrota – campanha que culminou na medalha de bronze para as gremistas. 

A zagueira Pati Maldaner é uma delas. A catarinense, natural de Pinhalzinho, chegou ao Grêmio em novembro de 2020, quando o Clube criou a categoria Sub-18, atual Sub-20. Seu futebol e boas atuações logo a levaram a equipe principal das Gurias Gremistas, de onde não mais saiu. Desde então, a atleta de 19 anos, está entre as principais jogadoras da equipe, atuando inclusive, além do time principal, nos campeonatos de base. Durante a campanha no Mundial, Pati anotou um gol, na vitória da Seleção por 5 a 0 sobre a Costa Rica. 

Assim como a zagueira, a meia Rafa Levis também desembarcou em Porto Alegre em 2020. As duas atletas possuem uma trajetória semelhante dentro das equipes do Tricolor, pois Rafa também iniciou na base e logo subiu ao profissional. Hoje, é indispensável no meio-campo gremista. No último ano, foi eleita a Revelação do Campeonato Brasileiro A1, com direito a premiação em evento na sede da CBF, que homenageou os melhores na temporada entre equipes femininas e masculinas. A meia, natural da cidade de Farroupilha, no Rio Grande do Sul, deixou sua marca também em gols durante o Mundial, ao anotar duas vezes na goleada sobre a Costa Rica, ainda na fase de grupos. 

Titular absoluta no ataque tricolor, de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, Luany chegou ao Grêmio no início deste ano e logo garantiu a titularidade. Com apenas 19 anos, a camisa 18 das Gurias Gremistas soma diversas convocações para a Seleção Brasileira de base, sendo presença constante nas listas de convocações. Ao lado de Pati Maldaner e Rafa Levis, conquistou o Sul-Americano e foi um dos destaques da campanha da competição. No Mundial, Luany foi importante no ataque brasileiro, sendo titular em praticamente todas as partidas. 

A fisioterapeuta Letícia Ribas, que está no Clube desde o início de 2020 também esteve junto ao grupo, integrando a comissão técnica nessa conquista histórica. Gremista desde que nasceu, também com a família tricolor, Letícia já havia vestido a camisa do Grêmio aos 11 anos nas escolinhas do clube.  

Parabéns, gurias! 

Fotos: Lucas Uebel e Morgana Schuh | Grêmio FBPA
 

Homenagem às Gurias Gremistas que conquistaram o bronze no Mundial Sub-20