Ação

Grêmio promove palestra sobre questões LGBTQIA+ para representantes das torcidas organizadas

Conteúdos foram abordados pelo pedagogo e técnico em assuntos educacionais da UFRGS, Gustavo Bandeira

06 SET 2022 19:10 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense vem realizando diversas ações de conscientização sobre questões ligadas ao tema LGBTQIA+. A sigla é conhecida por ser um movimento social, que defende a diversidade e a representatividade da população formada por lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queers, intersexos e assexuais. Desde julho deste ano, os torcedores gremistas que estiveram presentes na Arena, em jogos do Clube, puderam conferir vídeos de conscientização, que passam no telão do Estádio, e viram a braçadeira do capitão Pedro Geromel e a bandeirinha de escanteio com as cores da bandeira do movimento.  

As ações vêm sendo constantes e, com o intuito de dar ainda mais apoio e apresentar à torcida Tricolor a importância de tratar sobre o tema, o Grêmio promoveu nesta terça-feira, 06, a palestra “LGBTQIA+fobia: um diálogo com os/as torcedores”, com o pedagogo Gustavo Bandeira, técnico em assuntos educacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Participaram do encontro o vice-presidente do Conselho Deliberativo Alexandre Bugin e os representantes das torcidas organizadas do Grêmio.

O objetivo foi discutir os diferentes conceitos de violência, como a real, a simbólica, a física e a verbal. Além disso, o palestrante abordou discussões específicas sobre homofobia no futebol e sugestões de boas práticas para os Clubes. “Existe uma relação forte entre violência e masculinidade. Essa relação faz com que algumas violências, por exemplo a homofobia, sejam desejadas, permitidas e incentivadas em alguns contextos. O estádio historicamente é um destes contextos. Então a ideia foi conversar com os torcedores sobre isso, para tentar ajudar a plantar uma sementinha para que a gente tente minimamente começar a desnaturalizar estes preconceitos, que são tão impregnados na atual forma de torcer”, comentou Gustavo Bandeira.  Após a palestra, o Grêmio promoveu uma roda de conversa com as torcidas organizadas. 

O compromisso do Grêmio com questões que preconizam a tolerância e a igualdade entre seus torcedores remonta aos anos de 1970. O Tricolor foi o clube brasileiro que contou com o apoio da primeira torcida organizada gay do País.  Abraçando esse grupo à época, o Grêmio já demonstrava estar alinhado com a pluralidade azul, preta e branca. 

Confira, na íntegra, o manifesto das torcidas organizadas do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense:

"Porto Alegre, 06 de setembro de 2022

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense é reconhecidamente o Clube de Todos. Sempre foi assim e sempre será. Desde os nossos primeiros passos, construímos junto ao povo gaúcho uma relação de respeito e igualdade que marca a nossa existência para além de um clube de futebol.

Desde sempre enfrentamos a pauta do racismo, de forma pioneira, com a incorporação de jogadores negros já na década de 20. Da mesma forma, a luta contra a homofobia está no DNA da nossa gente. Em meio a uma ditadura militar, tivemos a primeira torcida homossexual do Brasil, a Coligay, motivo de orgulho e admiração Brasil afora.

E para seguir honrando o nosso passado, é hora de nos mobilizarmos mais uma vez. Porém, mesmo com todos os departamentos do Grêmio unidos em torno de uma causa, nada será suficiente sem o apoio de quem, de fato, é a alma do clube: a sua torcida.

O nosso capitão levou no braço as cores do movimento LGBTQIA+. As bandeiras de escanteio da Arena também estavam coloridas em combate à homofobia. Jogadores e jogadoras se posicionaram contra o preconceito. E, agora, a torcida do Grêmio também abraça essa causa, conectada com o seu tempo, com as pautas que a nossa sociedade exige. Vamos, juntos, lutar contra a homofobia e o preconceito.

O Grêmio é muito mais do que um clube de futebol. O Grêmio é exemplo. O Grêmio é a sua gente. É azul, preto e branco. É dos homens, das mulheres, dos gays, das lésbicas, de quem quiser. O Grêmio não julga paixão. O Grêmio abraça. E, neste documento, reforçamos, mais uma vez, que somos o CLUBE DE TODOS!"

Confira as fotos da palestra “LGBTQIA+fobia: um diálogo com os/as torcedores”:

Palestra ?LGBTQIA+fobia: um diálogo com os/as torcedores? | 06/09/2022