Brasileiro Série B

Fora de casa, Grêmio é superado pelo Criciúma

Tricolor segue na terceira colocação do campeonato, com 44 pontos

30 AGO 2022 23:47 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio foi até Santa Catarina encarar o Criciúma, em partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B. O jogo foi disputado na noite desta terça-feira, 30, no estádio Heriberto Hulse. O Tricolor foi superada pelo placar de 2 a 0.  

A equipe gremista segue na terceira colocação, com 44 pontos. O próximo compromisso será diante do Vila Nova, na Arena, na próxima sexta-feira, 02, às 21h30.  

Na escalação, Roger Machado manteve a formação que vinha utilizando, mas com retornos de atletas e também baixas. Edilson voltou a atuar na lateral direita, já Biel, com dores na coxa direita, foi preservado. Na vaga do atacante, Janderson foi o escolhido pelo comandante gremista. Campaz também deixou a equipe para a entrada de Guilherme, no ataque. 

Em menos de um minuto de jogo, o Tricolor já deu às caras no ataque. Guilherme cruzou rasteiro pela esquerda, tentando encontrar Villasanti, mas o goleiro Gustavo ficou com a bola. Após a primeira tentativa, a equipe gremista encontrava dificuldades para finalizar, já que a marcação adversária era alta. 

O Criciúma, jogando em casa, conseguiu abrir o marcador na primeira chega ao ataque, aos 11’. Caio Dantas recebeu na entrada da grande área e chutou. A bola acabou desviando em Geromel, sem chances para Brenno. Já, com 17’ jogados, o arqueiro gremista realizou uma grande defesa. Mais uma vez Caio Dantas. Desta vez, o jogador chutou cruzado, de dentro da pequena área, e o goleiro do Tricolor defendeu à queima roupa.  

O ponteiro passava dos 20’, com o Grêmio somando mais posse de bola, 56%, mas as dificuldades para finalizar seguiam na equipe de Roger Machado, que era muito bem marcada. Além disso, o Tricolor também apertava a defesa adversária, a fim de roubar a bola para chegar ao ataque. 

Aos 27’, Brenno salvou a meta gremista, mais uma vez. Fellipe Mateus chutou de fora de área, a bola quicou na frente do arqueiro, que espalmou pela linha de fundo. 

Após insistência no ataque, a equipe de Roger Machado realizou uma grande jogada, aos 32’. Nicolas recebeu de Janderson, na esquerda, e, na linha de fundo, cruzou rasteiro, tentando encontrar Diego Souza, mas o goleiro Gustavo ficou com a bola.  

Com 38’ jogados, Campaz entrou na vaga de Janderson, que sentiu após uma dividida. No primeiro toque na bola do camisa 7, o atacante deixou Guilherme cara a cara com o goleiro catarinense, mas a bola foi muito forte e, o camisa 11 conseguiu apenas desviar. A bola acabou ficando com o arqueiro.  

No intervalo, Roger Machado não realizou trocas na equipe gremista, que voltou para o campo com a mesma formação e buscando mais o gol. A primeira tentativa do Tricolor veio aos quatro minutos, com Bitello. O meia chutou de longe, mas a bola acabou subindo demais. Com troca de passes, o Grêmio buscou o gol, com oito minutos. Mas na hora da finalização, com Villasanti, a defesa do Criciúma cortou. Um minuto depois, Campaz alçou a bola na área, mas Gustavo pegou a tentativa de finalização.  

As primeiras modificações na equipe gremista vieram aos 14’. Elkeson e Diogo Barbosa entraram nas vagas de Lucas Leiva e Nicolas. 

O ponteiro passava, e poucas oportunidades claras de gol eram criadas na partida. Por conta disso, Roger Machado resolveu alterar o ataque da equipe, aos 25’. Guilherme e Villasanti saíram para as entradas de Gabriel Silva e Thaciano. 

O Criciúma passou a pressionar o Grêmio a partir dos 30’. Com 38’ jogados, em uma tentativa de chute a gol, a bola pegou no braço de Edilson. Com o auxílio do VAR, o árbitro marcou pênalti. Rafael Bilu cobrou e marcou. 

Final de jogo: Criciúma 2x0 Grêmio 

Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA 

Criciúma x Grêmio - Brasileirão 2022 - 30/08/2022