G3!

Grêmio fica no empate com Cruzeiro e segue na terceira colocação do Brasileiro Série B

Partida disputada na Arena terminou com o placar de 2 a 2

21 AGO 2022 18:10 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O duelo direto pela parte de cima da tabela do Campeonato Brasileiro Série B, terminou com o placar igualado, em 2 a 2, na Arena. Grêmio e Cruzeiro realizaram uma partida intensa e muito disputada na tarde deste domingo, 21, que reuniu 51.618 gremistas. O Tricolor saiu atrás, conseguiu o empate com Diego Souza e a virada com Bitello, mas a equipe mineira conquistou o empate.  

Com o resultado, o Grêmio segue na terceira colocação do campeonato, com 44 pontos. Mesma pontuação do segundo, o Bahia, mas com o critério de vitórias, a equipe baiana está à frente.  

Na escalação, Roger Machado promoveu algumas mudanças em relação a última partida, com retornos importantes. Ferreira, que estava lesionado, e Nicolas, suspenso contra o CRB, voltaram a atuar. Já o zagueiro Natã, substituindo Geromel, que tomou o terceiro cartão amarelo, e Bitello, no lugar de Campaz, foram os escolhidos pelo comandante para iniciar o jogo. 

Logo no primeiro segundo de partida, o Cruzeiro tentou surpreender o Tricolor e saiu em velocidade para o ataque, quando Luvannor chutou de fora da área e a bola foi pela linha de fundo. Após o lance, o jogo se caracterizava pelo duelo, com marcação alta e pesada. 

Mesmo com muita disputa, era o Grêmio que colocava uma pressão inicial na equipe mineira. Após algumas tentativas, aos 13’, veio uma finalização perigosa. Ferreira recebeu na direita, cortou para o meio e bateu rasteiro, a bola passou perto da trave adversária. 

O ponteiro passava dos 17’, quando o Cruzeiro achou um espaço na defesa gremista. Após bola enfiada para Luvannor, o atacante ganhou a disputa com Lucas Leiva e saiu cara a cara com Brenno, que tentou defender, mas a chance foi para dentro do gol. 

Com o embalo dos tricolores, o Grêmio seguiu com a mesma postura: pressão. Porém, o jogo precisou ser interrompido duas vezes, após uma briga generalizada na Arquibancada Norte. 

Passada a confusão, o Tricolor aumentou ainda mais o volume de jogo, com o objetivo de empatar a partida. Com 46’ jogados, Bitello recebeu na entrada da grande área e bateu, mas a tentativa ficou na defesa. Um minuto depois, toda garra deu resultado. Bitello cobrou escanteio e Diego Souza subiu mais que todo mundo para deixar tudo igual na Arena e levantar a torcida gremista. 

No segundo tempo, a equipe de Roger Machado voltou com a mesma formação e, além disso, arrasadora. Logo no primeiro minuto, a virada gremista foi realidade na Arena. Nicolas cruzou para Bitello, sozinho na área, que apenas cabeceou para o fundo das redes, colocando o Tricolor na frente. 

A pressão era intensa e, com quatro minutos de partida, Villasanti pegou um rebote e chutou direto para o gol, com força, fazendo o arqueiro mineiro defender em dois tempos. Segundos depois, mais uma vez Bitello tentou finalizar, de dentro da área, mas a tentativa ficou na defesa. 

O Cruzeiro conseguiu chegar com um maior perigo, aos 14’. Rafa Silva tentou chute pela direita e a bola bateu na rede, pelo lado de fora.  

O ponteiro passava dos 17’, quando o comandante gremista realizou a primeira troca. Ferreira saiu para a entrada de Guilherme. A grande jogada da partida foi de Biel, aos 19’. O atacante avançou para a grande área, fez uma meia lua na defesa e chutou forte, fazendo o goleiro Rafael Cabral espalmar. 

Aos 22’, Janderson e Thaciano entraram nas vagas de Biel e Bitello. Após as modificações, mais pressão gremista. Depois de uma cobrança de escanteio, Lucas Leiva cabeceou para Diego Souza, que tentou marcar o terceiro gol Tricolor, mas não conseguiu chegar na bola. Na sobra, Guilherme mandou uma bomba na defesa mineira.  

Com 24’ jogados, o técnico cruzeirense foi expulso. Três minutos depois, os mineiros aproveitaram um erro na defesa do Grêmio. Após uma bola alçada na área, Brenno e Villasanti se trombaram e deixaram a bola para Rafa Silva, que empatou a partida.  

Para buscar a vitória, Roger Machado modificou o ataque Tricolor, aos 33’. Elkeson entrou no lugar de Diego Souza e Campaz, na vaga de Natã. 

Uma grande oportunidade chegou aos 38’. Elkeson deixou Janderson cara a cara com o goleiro adversário. O atacante chegou chutando, mas a bola foi no travessão. O camisa 20 seguiu tentando encontrar espaços para marcar, mas sem sucesso. 

Final de partida: Grêmio 2x2 Cruzeiro. 

O próximo desafio será na sexta-feira, 26, diante do Ituano, na Arena, às 19h.

Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA