Série B

Grêmio goleia Operário, vence segunda seguida e sobe na tabela de classificação

Tricolor bateu a equipe paranaense por 5 a 1

09 AGO 2022 21:27 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Já são três meses e quatro dias sem saber o que é perder no Campeonato Brasileiro Série B. Desta vez, o adversário foi o Operário e, com gols de Campaz, Diego Souza, Biel, Elkeson e Reniê (contra), o Tricolor bateu a equipe paranaense por 5 a 1. A partida, válida pela 23ª rodada da competição, ocorreu na Arena do Grêmio. 

Com os três pontos conquistados, a equipe gremista assume novamente a segunda colocação da Série B, com 43 pontos. Dependendo ainda de outros resultados. Além disso, o Tricolor abre uma vantagem ainda maior do quinto colocado, o Londrina. 

Roger Machado optou por escalar a mesma equipe, que venceu o Guarani, na última sexta-feira. Os primeiros cinco minutos foram caracterizados por um Grêmio tocando a bola no ataque e tentando se infiltrar na área adversária, mas a marcação da equipe catarinense, dificultava as ações gremistas. 

Jogando no contra-ataque, o Operário fez a defesa gremista trabalhar, aos seis. Felipe Garcia avançou para dentro da grande área e tentou o chute cruzado. A bola foi para fora.  O time adversário seguiu tentando pressionar. Aos 15’ Paulo Victor, também chutou cruzado, de fora da área, e a finalização passou à direita de Brenno.  

O ponteiro chegava aos 22’, quando o Tricolor tentou abrir o placar, após dois cruzamentos, um de Villasanti, outro de Nicolas. Nas duas oportunidades, a defesa conseguiu cortar. Quatro minutos depois, foi a vez de Rodrigo Ferreira cruzar rasteiro, na linha de fundo, encontrando Guilherme, que marcou. Porém o lateral estava adiantando, fazendo o assistente assinalar impedimento. 

Com 28’ jogados, novamente Guilherme apareceu na área. Após cruzamento de Campaz, o atacante desviou para o gol, mas o goleiro adversário realizou uma grande defesa. 

As melhores oportunidades gremistas eram através dos cruzamentos. Aos 31’, Rodrigo Ferreira recebeu na linha de fundo, avançou para dentro da grande área e tentou o passe, Vanderlei espalmou e, na sequência, Guilherme tentou a batida, mas o arqueiro ficou com a bola.  

Após pressão do Tricolor, o goleiro Brenno precisou trabalhar, aos 37’. Getterson finalizou, de frente para o gol, de fora da área, fazendo o goleiro gremista espalmar a bola pela linha de fundo. 

O susto durou pouco, logo depois, o Grêmio seguiu no ataque. Com 40’ jogados, foi a vez de Campaz buscar o gol. O camisa 7 finalizou pela esquerda, fazendo Vanderlei defender e mandar a bola para escanteio. 

A melhor chance gremista chegou aos 43’. Lucas Leiva acionou Guilherme na grande área, o atacante bateu, mas o arqueiro paranaense defendeu à queima roupa. Na sobra, Biel tentou o chute direto, mas a bola saiu por cima do gol. Toda a insistência Tricolor deu resultado e, dois minutos depois, Campaz não desperdiçou e, no rebote, mandou a bola para o fundo das redes. Bateu firme e não deu chance alguma para Vanderlei.  

A segunda etapa iniciou sem modificações na equipe do Grêmio. A postura seguiu a mesma, como nos minutos finais, do primeiro tempo. O Tricolor pressionava a defesa adversária e buscava a finalização, para ampliar o marcador.  

Não demorou muito para o segundo gol sair. Com oito minutos, Villasanti tocou de cabeça, na marca do pênalti, fazendo Diego Souza dominar e empurrar para as redes. Por um instante, a arbitragem marcou impedimento, mas, com o auxílio do VAR, o gol foi confirmado. 

A torcida Tricolor cantava alto, quando, três minutos depois, o Operário conseguiu descontar, com Kalil de cabeça, após cruzamento. 

O Grêmio queria mais e não se intimidou com o gol adversário. Na segunda chegada da equipe de Roger Machado, Biel marcou. Com 18’ jogados, Diego Souza pifou o atacante, que ficou cara a cara com Vanderlei e apenas tocou para o gol. 

Um minuto depois, o comandante gremista realizou as primeiras trocas no time. Janderson e Bitello entraram nas vagas de Guilherme e Lucas Leiva. Na primeira oportunidade, Janderson quase marcou. O atacante avançou para dentro da pequena área, pela esquerda e chutou em cima de Vanderlei.  

O tempo passava, e com 28’ jogados, Roger modificou a equipe, mais uma vez. Diego Souza e Campaz saíram para as entradas de Elkeson e Gabriel Silva.  

Elkeson já ingressou dentro de campo buscando ampliar o marcador. Após cruzamento, o camisa 9 cabeceou, Vanderlei defendeu, mas o atacante estava impedido.  

Com 37’, o árbitro deu o primeiro cartão amarelo para Thales, que entrou de forma agressiva em Elkeson. Em revisão no VAR, o atleta foi expulso e o Tricolor ficou com um jogador a mais. 

O ponteiro marcava 40’, quando Thaciano entrou na vaga de Biel. A partida estava chegando ao fim, mas ainda dava tempo para mais. Aos 44’, Elkeson deixou sua marca, de cabeça, após cruzamento de Bitello. No minuto final, Reniê ainda marcou contra.

Final de jogo: Grêmio 5x1 Operário.  

O próximo compromisso será fora de casa, contra o CRB. A partida acontece no próximo sábado, 13, às 20h30. 

Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA