Série B

Com um a menos, Grêmio empata com a Chapecoense

Com o placar terminando em 0 a 0, Grêmio soma um ponto e amplia sua série de jogos invicto

26 JUL 2022 20:26 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio segue com a invencibilidade no Campeonato Brasileiro Série B, já são 15 jogos sem perder. Desta vez, o adversário foi a Chapecoense, pela 21ª primeira rodada. Com um a menos durante todo o segundo tempo, após Bitello ser expulso aos 30’ da primeira etapa, o Tricolor deixa a cidade catarinense com um ponto conquistado, após empatar em 0 a 0.  

Com o resultado, a equipe gremista segue na segunda colocação com 37 pontos, há oito do Cruzeiro, primeiro colocado, a depender de outros resultados. 

A equipe que iniciou a partida não teve mudanças. Roger Machado repetiu a mesma escalação, que venceu a Ponte Preta no último sábado. Não demorou muito para o Tricolor ter a primeira grande oportunidade. Aos dois minutos, após Maílton escorregar na defesa, Ferreira avançou para a grande área e encontrou Campaz. O camisa 7 foi até a linha de fundo, cruzou rasteiro e a bola passou por todo mundo, no momento da finalização, Biel chutou em cima da defesa. 

O Grêmio seguiu com iniciativa e tentava encontrar uma brecha para abrir o marcador. Porém, nos primeiros minutos, o jogo era equilibrado, e os donos da casa também tentavam furar a defesa gremista, mas não chegavam a dar trabalho para Gabriel Grando. 

O ponteiro passava dos 15’, quando Ferreira tentou mais uma finalização para a equipe gremista. O camisa 10 recebeu na esquerda e tentou o chute da entrada da grande área, porém, a bola saiu pela linha de fundo.  

A equipe tricolor tinha uma maior posse de bola, mas foi no contra-ataque, que Campaz quase marcou o primeiro, aos 21’. Após escanteio da Chapecoense, Grando tirou de soco e a bola sobrou para o camisa 7, que avançou em velocidade, com três defensores na marcação, e conseguiu chutar para o gol, mas Saulo espalmou.  

Na sequência, com 24’ jogados, Ferreira sentiu a posterior da coxa esquerda e precisou ser substituído por Guilherme. Seis minutos depois, Bitello foi expulso, após chegada em Perotti. A partir do lance, o Tricolor passou a atuar com um a menos.  

Roger Machado optou por modificar o time. Lucas Leiva entrou na vaga de Campaz. O tempo passava, e mesmo com um a mais, a equipe adversária seguiu sem dar sustos na defesa gremista e a postura do Tricolor continuou a mesma. Aos 39’, Guilherme cruzou da esquerda, buscando Biel, e a bola desviou na zaga catarinense. O primeiro tempo terminou sem gols e sem muitas finalizações.  

O Grêmio voltou para a segunda etapa sem modificações e, assim como no primeiro tempo, a primeira chance clara de gol foi do Tricolor. Diego Souza recebeu na grande área, avançou, driblou o marcador e tentou uma cavadinha sobre Saulo, mas a bola desviou na defesa. 

A Chapecoense, com um a mais, passou a pressionar o Grêmio a partir dos 10’, quando Fernando tentou a finalização de fora da área, mas Grando pegou firme. O arqueiro gremista seguiu trabalhando. Com 15’ jogados, o goleiro tirou a bola de soco, após cruzamento da Chapecoense. Na sequência, depois de um novo levantamento, ele ficou com a bola.  

A equipe de Roger Machado chegou novamente, aos 20’. Após cobrança de falta na área, Leo raspou de cabeça para fora. No lance Bruno Alves e Lucas Leiva quase chegaram para marcar. 

O time da casa tentava marcar, principalmente, em chutes de fora da área, mas Grando estava lá para defender, ou a bola acabava indo direto pela linha fundo.

O técnico gremista realizou as últimas modificações, aos 32’. Diego Souza, Biel e Villasanti saíram para as entradas de Elias, Janderson e Thiago Santos.  

O Tricolor seguiu dando prioridade para a marcação e conseguiu segurar o placar. Aos 49’ Grando realizou uma grande defesa, a última da partida. Perotti cabeceou no canto da meta, após escanteio, e o arqueiro gremista estava lá para defender à queima roupa. Final de jogo: Chapecoense 0x0 Grêmio. 

O próximo desafio será no dia 5 de agosto, diante do Guarani, fora de casa. O plantel volta aos treinamentos na tarde de quinta-feira, 28.  

Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA 

Chapecoense x Gremio - Campeonato Brasileiro 2022 -26/07/2022