3 pontos!

Grêmio vence Tombense por 3 a 0 e abre vantagem no G4 da série B

Com a vitória, tricolor alcança uma invencibilidade de 12 jogos no Campeonato

16 JUL 2022 18:26 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

A tarde do sábado, 16, foi mais um dia perfeito para os gremistas, na Arena. O Grêmio conquistou a segunda vitória seguida no Campeonato Brasileiro Série B, desta vez, o adversário foi o Tombense. A equipe de Roger Machado venceu o time mineiro por 3 a 0. Os gols foram marcados por Diego Souza (2x) e Bitello.  

O Tricolor tem uma invencibilidade de 12 jogos no Campeonato e, além disso, o resultado faz a equipe abrir uma larga vantagem do quinto, seis pontos separam Grêmio e Sport.  

O técnico Roger Machado optou por repetir a equipe que venceu o Náutico, por 2 a 0, na 17ª rodada. A postura dentro de campo, também não mudou. A partida iniciou com muita troca de passes e pressão no ataque.  

A primeira finalização a gol ocorreu aos quatro minutos, quando Nicolas cobrou falta da intermediária. O lateral bateu forte, mas a bola acabou indo para fora. Após uma sequência de bolas trabalhadas do Tricolor, o Tombense conseguiu um contra-ataque e assustou a defesa gremista. Com oito jogados, Ciel recebeu dentro da grande área, chutou e Gabriel Grando defendeu. 

O momento de tensão durou pouco. Logo depois, aos 10’, o Grêmio teve a primeira grande oportunidade, que resultou em pênalti. Biel recebeu a bola, avançou e foi derrubado. Diego Souza pegou a bola, bateu com tranquilidade e abriu o marcador.  

Após o gol, a equipe de Roger Machado seguiu com a mesma característica: muita pressão no ataque. Além disso, o Tricolor marcava muito bem a saída de bola do Tombense, fazendo o adversário ter dificuldades para atacar. 

A consequência foi a ampliação do placar, aos 31’. Primeiro, Biel tentou a finalização, mas a defesa conseguiu afastar. Na sobra, Bitello bateu forte, de primeira, para o fundo das redes.  

Três minutos depois, Diego Souza quase fez a alegria dos gremistas, mais uma vez. Após a saída errada dos adversários, o centroavante deu uma cavadinha e quase acertou o gol.  

O tempo passava e a guarra tricolor só aumentava. A torcida apoiava nas arquibancadas e a equipe respondia dentro de campo. O ataque gremista incomodava a defesa do Tombense, que cometeu mais uma infração dentro da área, aos 42’. Diego Souza avançava para dentro da pequena área, quando foi derrubado. Pênalti. O próprio camisa 29 bateu e marcou o segundo dele na partida, terceiro do Grêmio. 

A segunda etapa iniciou sem modificações no time gremista e a partida era menos intensa. A primeira grande oportunidade foi da equipe mineira, aos cinco. Everton bateu forte, da entrada da grande área, fazendo Grando defender a queima roupa.  

O susto foi apenas no início, após o lance, o Grêmio voltou a pressionar a defesa adversária. Com 17’ jogados, Ferreira avançou pela esquerda e deu um belo passe para Campaz, que chegou chutando para o gol, mas Felipe Garcia defendeu. Na sequência, a bola sobrou para Biel, mas a finalização foi para fora.  

O ponteiro passava dos 19’, quando Roger Machado realizou as primeiras trocas no Grêmio. Biel e Campaz saíram para as entradas de Janderson e Pedro Lucas.  

Foi de Pedro Lucas a segunda melhor finalização do Grêmio, no segundo tempo. Aos 24’, o meia cobrou uma falta frontal e a bola passou perto do ângulo. Na sequência, foi a vez de Ferreira dar trabalho para a defesa. O camisa 10 fez sua conhecida jogada e chutou cruzado, para a grande defesa do arqueiro Felipe Garcia.  

Janderson também fez sua parte, aos 27’. O atacante bateu forte, pelo lado direito, e o goleiro mineiro teve de fazer outra defesa.  

A torcida Tricolor cantava e alentava nas arquibancadas, quando a comissão técnica modificou mais uma vez o time. Lucas Silva e Gabriel Silva entraram nas vagas de Bitello e Ferreira.  

O Grêmio seguiu com a posse de bola e trocando passes no ataque. A última troca na equipe veio com 37’ jogados. Emerson entrou no lugar de Diego Souza. 

Os últimos minutos serviram para o Tricolor administrar o placar. Final de jogo: Grêmio 3x0 Tombense.  

O próximo compromisso é fora de casa. O Grêmio enfrenta o Brusque, na terça-feira, 19, pela 19ª rodada do Campeonato.  

Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA