3 pontos!

Grêmio estreia com goleada diante do Brasil de Pelotas pelo Brasileiro de Aspirantes

Tricolor derrotou o time Xavante por 6 a 1

30 JUN 2022 16:55 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio estreou com grande vitória na disputa do Campeonato Brasileiro de Aspirantes 2022. Atual campeão da competição, o Grupo de Transição do Tricolor derrotou o Brasil de Pelotas na tarde desta quinta-feira (30), no estádio Bento Freitas, em Pelotas, pelo placar de 6 a 1. Os gols gremistas foram anotados por Vini Paulista e Léo Fenga (2), Thiago Rosa, Thomas Luciano e Cuiabano.

Com o técnico Cesar Lopes cumprindo suspensão aplicada somente após o fim da edição anterior, o time do Grêmio foi comandado pelo auxiliar técnico Ruimar Kunzel. Logo nos primeiros minutos de jogo, o time gremista aplicou uma pressão mais intensa sobre o time da casa, buscando as jogadas pelas laterais.

Dessa forma, conseguiu ter a primeira oportunidade em chute de fora da área de Vini Paulista que saiu desviada para fora. Na sua segunda chance, não perdoou, aos 8 minutos. Pelo lado esquerdo, Pedro Lucas alçou de canhota na área. Kevin pulou com o zagueiro e a bola ficou limpa para Vini Paulista, na marca do pênalti. Ele dominou e bateu cruzado para vencer o arqueiro e abrir o placar. 0 a 1!

Aos 16 minutos, Ronald ganhou a disputa de cabeça para escorar até Léo Fenga. O atacante ingressou na área pelo lado esquerdo e chutou rasteiro para o meio. A bola passou na pequena área e ninguem apareceu para empurrar ao gol. Depois disso, o Grêmio seguiu consistente no setor defensivo, sem sofrer ameaças do time local. Ao mesmo tempo buscava atacar, mas faltava melhor capricho no último passe.

Quando a jogada combinada funcionou, o Grêmio ampliou a vantagem, aos 28 minutos. Pedro Lucas dominou pelo lado esquerdo da intermediária ofensiva e soltou no centro para Ronald. De primeira ele espichou o passe na entrada da área para Léo Fenga. O avante dominou virando o corpo e bateu firme de perna direita, colocada. A bola foi no ângulo esquerdo e ainda tocou no travessão, antes de estufar as redes do Xavante. 0 a 2!

Nova investida do Grêmio aconteceu no passe em profundidade para Kevin no comando de ataque. Ele correu para chegar, dentro da área, mas o goleiro foi mais rápido para abafar e ficar com a bola. Em lançamento do campo de defesa para o ataque, Léo Ferraz saiu sozinho no comando de ataque. O goleiro Hugo saiu da área para tentar tirar, mas o atacante do Xavante passou por ele e bateu por elevação da risca da grande área para diminuir o marcador, aos 42 minutos.

Logo no primeiro ataque da etapa complementar, com 30 segundos, o Grêmio marcou mais uma vez. Gustavo Martins rebateu do campo de defesa e Kevin deu a casquinha de cabeça para trás. Vini Paulista rasgou a defesa em velocidade pela direita para invadir a área e rolar ao centro. Léo Fenga livre veio chapando a bola de primeira para mandar no cantinho direito, sem chances para o goleiro. 1 a 3!

Ainda sem saber como reagir, o time da casa nem teve tempo de lamentar. Aos quatro minutos, Thomas Luciano recebeu o passe de Pedro Lucas na direita e fez o cruzamento. A zaga rebateu mal, para a entrada da área. Thiago Rosa veio da esquerda e chutou de primeira com a perna direita para mandar no ângulo do gol Xavante, inapelável. 1 a 4! O Tricolor se manteve no ataque para ampliar. Aos 13 minutos, Gazão cobrou a falta lateral da direita no meio da área. Thomas Luciano veio na corrida e subiu livre para testar firme no canto direito e determinar a goleada. 1 a 5!

Após as primeiras trocas no time, o Grêmio chegou novamente aos 20 minutos. Cuiabano recebeu passe em profundidade e cruzou da esquerda. A bola pingou na área e ficou com Rubens. Ele dominou e escorou para Pedro Lucas. Ele cortou a marcação e chutou forte de canhota, para defesa do goleiro no centro da meta. O Xavante só foi chegar em cobrança de falta aos 26 minutos. O chute foi por sobre a meta de Hugo, sem maior perigo.

Com fôlego novo, Cuiabano disparou em velocidade pela ala esquerda, ganhou do marcador para ingressar na área. Na saída do goleiro, bateu de canhota, cruzado, para aumentar a vantagem, aos 32 minutos. 1 a 6! Com ampla vantagem no marcador, o Grêmio seguiu valorizando a posse de bola e teve mais chegadas ao ataque, porém sem converter em mais gols.

Com o resultado elástico o Grêmio é o líder do Grupo A, com três pontos. O próximo compromisso da equipe gremista será contra o Vitória-BA pela segunda rodada, no dia 7 de julho, às 15h, no Centro de Formação e Treinamento Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul.

Escalação: Hugo; Thomas Luciano (Lucas Kawan), Gustavo Martins, Heitor (Rafael Costa) e Thiago Rosa (Cuiabano); Gazão e Ronald; Vini Paulista, Pedro Lucas (Robert) e Léo Fenga; Kevin (Rubens).

Auxiliar técnico: Ruimar Kunzel.

Fotos: Renan Jardim/Grêmio

Brasil-Pel x Grêmio - Brasileiro de Aspirantes - 30/6/2022