Base forte

Grêmio goleia o Farroupilha e confirma a classificação para as quartas de final do Estadual Sub-20

No primeiro confronto o Tricolor já havia conquistado vantagem ao vencer pelo placar de 5 a 1, em Pelotas

22 JUN 2022 17:09 | Atualizado em 22 JUN 2022 17:18 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

A equipe do Grêmio derrotou o Farroupilha pelo placar de 9 a 0 na tarde desta quarta-feira (22), em jogo que confirmou a classificação para as quartas de final do Estadual Sub-20. Na primeira partida, em Pelotas, o Tricolor já havia conquistado vantagem em um placar de 5 a 1. Com a classificação confirmada para a próxima fase, o Tricolor aguarda a definição de adversário e divulgação da tabela pelo Federação Gaúcha de Futebol. Os gols gremistas foram marcados por Gabriel Messias, Eliseu, Lima (contra), Kaick, João Marcos, Luizinho, Josué e Pedro Clemente (duas vezes).

No jogo da volta pelas oitavas de final, com vantagem elástica no placar do primeiro confronto, o time gremista entrou em campo com uma escalação alternativa, utilizando jogadores que não atuaram no dia anterior, quando o time enfrentou o Atlético-GO e venceu por 2 a 1 pelo Campeonato Brasileiro Sub-20.

Com mais volume de jogo e criando as melhores oportunidades, o time do Grêmio dominou o primeiro tempo explorando todos os lados do campo e conseguindo a conclusão no gol em praticamente todos os avanços conquistados. O placar só foi inaugurado aos 23 minutos, após boa jogada de Arthur Viana, que carregou da esquerda para o meio e acionou Gabriel Messias na entrada da área. O atacante gremista chutou forte na saída do goleiro para marcar o primeiro gol em Eldorado do Sul. 

Chegando nos 30 minutos da etapa inicial, o time comandado por Luís Eduardo manteve o bom ritmo no ataque pressionado a saída de bola do adversário. Em boa jogada pelo meio, o lateral José Guilherme correu até o fundo pelo lado esquerdo e conseguiu o cruzamento para Eliseu subir livre e tocar de cabeça para anotar o segundo da partida.

Na volta para o segundo tempo, o técnico Luís Eduardo manteve em campo a mesma equipe que terminou a etapa inicial e logo aos dois minutos já ampliou o marcador com gol contra. José Guilherme recebeu na área e cruzou para trás, mas o zagueiro Gabriel Lima errou o chute e ao tentar tirar, tocou para o fundo do gol. 3 a 0 Tricolor. 

Aos oito minutos, após cruzamento pelo lado direito, a zaga do Farroupilha se atrapalhou para afastar a bola e o goleiro chegou a evitar o gol do Grêmio em um primeiro momento, mas a bola sobrou para o capitão gremista e Kaick chutou forte para ampliar e deixar o marcador em 4 a 0. 

Com o jogo e a classificação bem encaminhada, o treinador gremista promoveu as três primeiras alterações aos 13 minutos da etapa final. Viery entrou na vaga de Lucas Luiz, Josué substituiu Guilherme Schneiders e Luizinho assumiu o posto de Arthur Viana. 

Aos 18 minutos, após a bola bater na mão do defensor pelo lado esquerdo, o camisa 10, João Marcos, cobrou o pênalti e deixou o placar em 5 a 0

O time gremista manteve o ritmo elevado e seguiu pressionando para ampliar aos 21 minutos. Luizinho subiu de cabeça após cobrança de escanteio. a bola ainda bateu na trave antes de entrar. 6x0 no CFT Hélio Dourado.

Depois de uma cobrança de escanteio aos 33 minutos da etapa final, novamente a zaga do Farroupilha se atrapalhou para afastar a cobrança na primeira trave e Josué concluiu para deixar o marcador em 7 a 0. 

Aos 38, mais alterações feitas pelo técnico Luís Eduardo. Pedro Clemente na vaga de Eliseu, Gustavo Gomes substituiu João Marcos e minutos depois, Gregory entrou para saída de Kaick.

Na reta final da partida, Pedro Clemente recebeu pelo lado esquerdo, entrou na área e chutou forte para marcar o gol gremista, deixando o placar em 8 a 0. No entando, este não seria o último do Tricolor e nem de Pedro Clemente. Dois minutos depois, aos 46 da etapa final, após boa jogada pelo lado esquerdo e bola cruzada para o meio da área, Pedro dominou no meio e chutou forte para finalizar o marcador em 9 a 0 e confirmar a classificação do Grêmio para a próxima fase.

O placar agregado em 14 a 1 nas oitavas de final após o 5x1 no primeiro jogo e 9 a 0 na decisão, colocaram o Grêmio nas quartas de final. O Tricolor aguarda a divulgação da tabela com os demais classificados para definição de datas e mandos de campo para os jogos seguintes. No sábado, União Frederiquense e Garibaldi se enfrentam para definir o adversário do Tricolor. No primeiro confronto entre essas equipes, o Garibaldi venceu pelo placar de 3 a 2. 

Escalação: Wendel, Luiz Eduardo, Paulo, Lucas Luiz (Viery) e José Guilherme; Guilherme Schneiders (Josué), Kaick (Gregory) e João Marcos (Gustavo Gomes); Messias, Arthur Viana (Luizinho) e Eliseu (Pedro Clemente).
Técnico: Luís Eduardo

Fotos: Rodrigo Fatturi / Grêmio FBPA

Grêmio x Farroupilha - Estadual Sub-20 - 22/6/22