Escola

Futebol de rua: a nova ferramenta metodológica da Área de Formação

A prática do futebol de rua reforça o desenvolvimento técnico, cognitivo-emocional e motor do atleta.

20 JUN 2022 15:30 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

A partir deste mês de junho, as categorias da Área de Formação, da Escola do Grêmio, passarão a vivenciar atividades que aproximam os atletas do futebol de rua. A prática da modalidade será adicionada a metodologia das equipes competitivas com o objetivo de reforçar características importantes para o desenvolvimento técnico, cognitivo-emocional e motor da criança. 

O futebol de rua é conhecido pelas suas peculiaridades de um futebol simples, disputado com os pés no chão, jogadas enfeitadas, jogadores talentosos e é um dos símbolos da cultura brasileira. O resgate dessa vivência tem como objetivo criar um ambiente agradável e estimular ainda mais a criatividade, imprevisibilidade, tomada de decisão e outros aspectos nos atletas, sem que eles sejam punidos pelo erro. Onde eles possam desenvolver suas próprias habilidades por conta própria, sem serem cobrados. 

Dentro disso, toda quarta-feira, no CT Cristal, as categorias da Área de Formação terão seus treinos voltados à prática deste modelo. Cada comissão técnica adaptará o treino de acordo com as características do futebol de rua, podendo dar mais autonomia aos alunos para montarem os campos com suas próprias chuteiras, criarem suas regras nas partidas, estimularem as ações dos atletas, entre outros.

Área de Formação

A Área de Formação é destinada ao desenvolvimento da formação global dos atletas, levando em consideração a aprendizagem e o rendimento esportivo em amistosos, torneios e competições oficiais. Os atletas representam o Grêmio nas categorias sub-8, sub-9, sub-10, sub-11, sub-12 e sub-13.

Com o objetivo de abastecer o Clube com jogadores de qualidade, a Escola - que foi a primeira escola de futebol do Brasil - tem construído uma trajetória de sucesso e reconhecimento no meio em que atua. Grandes atletas já foram revelados como Marcelo Grohe, Ronaldinho Gaúcho, Douglas Costa, Tetê, além dos demais que atuam no elenco principal, como Gabriel Grando, Ferreira, Sarará,  Pedro Lucas, Ronald, Thiago Rosa, Thomas Luciano, Cuiabano, Calegari, Gustavo Marins, Gazão, Victor Bobsin e Rubens.

Foto: Carolina Ferrari / Grêmio FBPA