Campeonato Brasileiro Feminino

Gurias Gremistas lutam até o final e buscam empate contra o Galo

Jogo ocorreu na manhã deste sábado no Vieirão

19 MAR 2022 13:11 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Na manhã deste sábado, jogando no Estádio Vieirão, em Gravataí, as Gurias Gremistas empataram em 1 a 1 com o Atlético Mineiro, em jogo válido pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro Feminino A1. As visitantes saíram na frente aos 8 minutos do primeiro tempo em cobrança de penalidade máxima e o Tricolor buscou o empate no final, aos 41 minutos do segundo tempo, com Luany. Com o resultado, a equipe gremista conquistou o terceiro empate em três jogos disputados, ficando na 10ª colocação na tabela de classificação com três pontos ganhos.

O jogo:

Com menos de 2 minutos de bola rolando, o Tricolor quase abriu o marcador: a jogada começou com um lançamento do campo de defesa procurando o lado direito de ataque. Cassia conseguiu pentear de cabeça e deixou Luany livre, entrando na área. Na conclusão, a goleira Raíssa fez a defesa parcial e depois a bola explodiu na trave até a zaga afastar. Foi por pouco!

Três minutos depois, a mesma Luany, outra vez pelo lado direito, fez jogada individual e chutou sem ângulo, perto do poste esquerdo.

Apesar do começo promissor, foi o Galo quem saiu na frente aos 8 minutos: Soraya foi derrubada dentro da área e o árbitro Jonathan Pinheiro marcou a penalidade máxima. Nath Fabem cobrou colocado, de perna direita, no ângulo esquerdo da goleira Lorena, que não alcançou. Atlético 1 a 0.

O gol não abalou as gurias gremistas, que continuaram a dominar a partida em busca do empate. Ainda assim, com a posse de bola, encontraram uma defesa bem fechada.

Aos 29, o Tricolor praticamente repetiu a jogada do primeiro lance: lançamento vindo do campo de defesa encontrou a cabeça da Cassia, que penteou para Luany. Ela invadiu a área pela direita, mas recebeu a carga na hora do chute e perdeu a oportunidade.

Em busca do empate, o Grêmio abriu espaços para o adversário, que criou duas boas oportunidades com Soraya e Nath Fabem. Foi por pouco que não surgiu o segundo gol das vingadoras mineiras.

Aos 42, a jogadora Katielle cometeu falta em Jessica Peã e tomou cartão vermelho. Ela já tinha o amarelo. Atlético MG com dez jogadoras em campo.

No último lance, Rafa Levis cobrou escanteio da direita, no segundo pau, Jéssica Soares subiu sozinha, de cabeça, mas a bola passou à direita, muito perto.

Foi o último lance do primeiro tempo.

O Grêmio voltou a campo para etapa final com Laís Estevam no lugar da Rafa Levis, buscando mais efetividade no setor ofensivo.

A primeira oportunidade surgiu apenas aos 13 minutos: Pri Back cobrou falta da intermediária pela direita e encontrou Laís Estevam livre. O cabeceio foi muito embaixo da bola, que subiu sobre o travessão.

Quatro minutos depois, Luany apareceu pelo lado esquerdo e deu um passe perfeito para Laís Estevam, atrás da zaga. Ela invadiu a área sozinha, mas demorou para concluir. Na hora do chute, duas marcadoras chegaram no carrinho para evitar a conclusão.

O jogo era ataque contra defesa. As Vingadoras bem fechadas, com uma jogadora a menos, e sem força para os contra-ataques, e o Grêmio na pressão, tentando superar a barreira defensiva adversária.

Aos 24, o Tricolor perdeu outra grande chance: Laís Estevam tabelou com Luany e recebeu na cara do gol. Ela definiu de perna esquerda, mas na rede pelo lado de fora.

Na sequência, a técnica Patrícia Gusmão colocou o time mais pra frente com as entradas da Gabizinha e Pati Maldaner nos lugares de Cassia e Tuani.

Aos 33, Jéssica Soares fez o passe achando Luany dentro da área. Ela tentou girar sobre a marcação e acabou derrubada, mas o árbitro mandou a bola seguir.

Na continuação da jogada, Cruzamento de Caty da esquerda e Gabizinha subiu de cabeça no segundo pau, mas a bola passou desviada.

Aos 37, Raíssa Bahia entrou na vaga de Katy.

Dois minutos depois, o Tricolor perdeu a vantagem numérica em campo: Jessica Peña cometeu falta, levou o segundo amarelo e acabou expulsa.

Aos 41, finalmente nasceu o gol de empate gremista. Após a bola levantada pra dentro da área pela Laís Giacomel, a confusão acabou sobrando para Luany, que chutou sem ângulo e acabou encobrindo a goleira Raissa. Se foi sem querer ou não, pouco importa! Empate do Tricolor!

Patrícia Gusmão ainda colocou Dani Ortolan no lugar da Jéssica Soares.

A própria Dani Ortolan teve a chance da virada aos 46 em bola parada. Ela bateu no meio do gol, no alto, obrigando a goleira Raíssa a fazer grande defesa.]

Foi a última boa chegada da partida que finalizou mesmo no 1 a 1.

As gurias gremistas voltam a campo no próximo domingo, às 15h, para enfrentar o São Paulo, em Cotia.

 

Escalações:

Grêmio: Lorena, Laís Giacomel, Tuani (Pati Maldaner), Mónica, Jéssica Soares (Dani Ortolan), Jessica Peña, Pri Back, Luany, Cassia (Gabizinha), Rafa Levis (Laís Estevam) e Caty (Raissa Bahia)
Técnica: Patrícia Gusmão

Atlético MG: Raíssa, Leidiane, Cotrim, Karol Arcanjo, Bárbara, Karol Bermúdez, Dayana, Luciana Gómez, Soraya, Katielle e Nath Fabem
Técnica: Lindsay Camila

Fotos: Morgana Schuh | Grêmio FBPA
 

Grêmio x Atlético-MG | Brasileirão A1