Lembrança

Há cinco anos, Grêmio comemorava penta da Copa do Brasil

Título de 2016 garantiu vaga na Libertadores de 2017 que culminou com o tri continental

07 DEZ 2021 17:27 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Há exatos cinco anos, no dia 7 de dezembro de 2016, o Tricolor conquistava a Copa do Brasil pela quinta vez, sagrando-se, na época, o maior vencedor da competição que surgiu em 1989 e teve o Grêmio como primeiro ganhador. Além de terminar com um jejum de títulos nacionais que durava 15 anos, a conquista colocou o Tricolor na Copa Libertadores da América no ano seguinte, que culminou com o troféu do Tricampeonato continental e a disputa de mais uma final de mundial.

A conquista do pentacampeonato começou na partida de ida, em Belo Horizonte, duas semanas antes, quando o Grêmio do técnico Renato Portaluppi massacrou o Atlético Mineiro pelo placar de 3 a 1, em uma das maiores atuações de um clube gaúcho dentro do Mineirão. Os gols foram anotados por Pedro Rocha, duas vezes, e Everton.

A grande vantagem trouxe a tranquilidade para o jogo de volta e o Tricolor não decepcionou os mais de 55 mil que lotaram a Arena e apoiaram os 90 minutos. Apesar do domínio durante todo o jogo, o primeiro gol surgiu aos 43 minutos do segundo tempo, com Bolaños completando dentro da área. Era a senha que faltava para que a nação gremista tomasse as ruas iniciando uma festa inesquecível! O Atlético até empatou com Cazares, mas nada que diminuísse a alegria do torcedor.

Hoje, há exatamente cinco anos, o Grêmio deixava marcada na história mais uma passagem que será recordada para sempre!

Parabéns, torcedor!

 

Foto: Lucas Uebel