Futebol e Tecnologia!

Grêmio sela parceria com líder em soluções tecnológicas para a área da fisiologia

Teste automatizado permite que os usuários realizem 4 testes simultâneos para 4 amostras diferentes com resultados em torno de 13 minutos

24 SET 2021 14:14 | Atualizado em 24 SET 2021 14:16 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

A OMNI, especializada em desenvolvimento de soluções em tecnologias, junto à ECO Diagnóstica, a principal empresa de Point of Care do Brasil, fecham parceria com o Grêmio para a implantação de nova tecnologia de análise da Creatina Quinase por meio do Simplex ECO POC. O sistema, destinado ao uso da fisiologia, é a nova geração de sistema imunoquímico que permite aos profissionais de saúde realizar medições quantitativas para vários parâmetros, incluindo a creatina quinase (CK). Trata-se de um sistema de triagem e monitoramento rápido do tipo Point of Care Testing (POCT), que usa um pequeno volume de amostras de sangue capilar. O processo de teste automatizado permite que os usuários realizem 4 testes simultâneos para 4 amostras diferentes com resultados em torno de 13 minutos.

Conforme explica o fisiologista da equipe profissional Giovanni Ramirez, essas avaliações realizadas no Simplex são sempre feitas nos pós jogos em alguns atletas específicos para medir a creatina quinase que é um marcador bioquímico de dano muscular. “É um dos parâmetros que utilizamos na fisiologia que nos ajuda a entender a resposta fisiológica interna que o organismo do atleta tem de acordo com o estímulo físico externo que seriam os treinos e os jogos. Nosso analista de dados organiza esses parâmetros avaliados em forma de gráficos e planilhas e o objetivo disso é traçar um perfil físico e de recuperação de cada atleta. Isso auxilia todos os profissionais responsáveis pela saúde e performance dos atletas nas tomadas de decisões.”

Atualmente, a OMNI atua com os principais clubes do país, auxiliando os profissionais do departamento de saúde e performance do futebol a equilibrar as cargas de treinamento e de recuperação dos seus atletas, minimizando a probabilidade de lesões musculares. Já a ECO, com mais de dez anos de mercado, é fabricante de testes rápidos para linha humana e veterinária. Em 2020 foi líder no setor de testes de COVID-19.  A ECO Diagnostica é fornecedora de produtos para as principais empresas do setor público e privado, como o Hospital Albert Einstein.

Fotos: Lucas Uebel | Grêmio FBPA